quinta-feira, 30 de abril de 2015

Severino Luz solicita redutores de velocidade em ruas do bairro Ipueiras

Ver. Severino Luz
 O vereador Severino Luz (PDT), foi procurado por moradores do Bairro Ipueiras que solicitam a implantação de  redutores de velocidade nas Ruas Egídio Francisco e Antônio Egídio, com o objetivo de oferecer mais segurança aos pedestres e motoristas que passam pelo local.

“Os moradores relatam que a instalação destes redutores de velocidades, evitarão acidentes  nessas vias, devido à alta velocidade dos veículos e motocicletas que trafegam por ela”, argumenta o vereador, lembrando que o bairro Ipueiras se tornou um bairro bastante populoso com um grande tráfego de veículos.

Em seu requerimento na sessão desta quinta feira dia 30 de abril, o parlamentar solicitou do Coordenador de Limpeza Pública, que seja feita capinação e limpeza geral nas ruas de: Ipueiras, Baixio de Ipueiras, Moro da Macambira e Vila Simão. Em outro requerimento a pedido dos populares o Edil solicitou do DMT a colocação de redutores de velocidade (tipo tartaruga) nas ruas: Egídio Francisco e Antônio Egídio, localizadas no bairro Ipueiras.


Câmara aprova título de cidadania picoense para proprietário de banca de revista Quincó

HOMENAGEM

A Câmara Municipal de Picos aprovou na tarde/noite desta quinta-feira, 30 de abril, projeto decreto legislativo concedendo o título de cidadania ao proprietário da banca de revistas A Caiçara, Joaquim de Oliveira Lopes Neto, popularmente conhecido como Quincó, de 57 anos.
 
A proposição foi apresentada pelo vereador Simão Carvalho Filho (PMDB) e aprovada por unanimidade e, em definitivo, em duas sessões. Agora o homenageado será comunicado pelo presidente da casa, Hugo Victor (PMDB), da decisão e terá o direito de marcar a data em que vai receber solenemente a honraria.
 
Ao apresentar o projeto, o vereador Simão Carvalho justificou a iniciativa, argumentando que Quincó é uma pessoa bastante conhecida e há muitos anos trabalha em uma atividade que promove a cultura. Segundo o parlamentar, a banca de revistas A Caiçara é um ponto de referência para as pessoas que gostam da leitura, por isso a homenagem é mais do que justa.
 
Homenageado
 
Nascido na cidade de Oeiras no dia 20 de junho de 1957, Joaquim de Oliveira Lopes Neto, o Quincó, mudou-se para Picos em 1969, indo morar no povoado Saquinho. Em 1970, mudou-se para o centro da cidade e no ano de 1979 começou a trabalhar como funcionário da banda de revistas A Caiçara, na época localizada na avenida Getúlio Vargas.
 
Em 1984, ao lado de um primo chamado Felipe, adquiriu a banca de revistas e pouco tempo depois comprou a parte do sócio e tornou-se único proprietário do empreendimento. No início de 1993, mudou de endereço e montou a banca de revistas na praça Félix Pacheco, onde permanece até hoje.
 
Quincó é casado com Irene Maria de Sousa Lopes, de cuja união nasceram três filhos. Até hoje sua banca A Caiçara permanece como um ponto de referência para quem gosta de uma boa leitura quer seja de revistas, quer seja de jornais. Zé Maria Barros

Exército lança projeto Trânsito Seguro em Picos


O 3º Batalhão de Engenharia e Construção de Picos apresentou na manhã desta quinta-feira (30), em entrevista coletiva, o Projeto Trânsito Seguro. A campanha de fiscalização e educação visa conscientizar a população para o cumprimento das normas e regras de trânsito em vigor.

A iniciativa é do tenente-coronel Emerson Lima, comandante do 3º BEC, com a participação e apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de bombeiros e Departamento Municipal de Trânsito.

Ele afirma que o projeto nasce com a missão de se tornar permanete. “Nossa proposta é fazer um trabalho de fiscalizações constantes, criando uma parceria perene, que se torne costumeira. Uma fiscalização com parceiros que se fortalecem e tornem efetivo o nosso trabalho”, explica.

A comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, capitã Ana Cleia Diniz, ressalta a importância do projeto e destaca que o trabalho do órgão se dará através de palestras educativas e de conscientização.

“Estaremos presentes e a pessoa que for parada vai até a barraca do Corpo de Bombeiros, onde será orientada sobre o que fez de errado, para que não faça novamente”, revela. Noções de primeiros socorros também serão informadas pelos bombeiros durante as blitzes.

Segundo o inspetor geral da 4ª Delegacia da PRF, Benedito Lima, que também esteve na coletiva, o órgão atuará tanto na área repressiva quanto educativa do Projeto Trânsito Seguro. “Tenho certeza que a ação vai surtir efeito e será uma parceria duradoura entre as instituições para melhor atender à sociedade picoense”.

Já o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Wagner Torres, o projeto ajudará o trabalho da PM também na repressão ao crime. “Quando nós colocarmos as barreiras nas entradas e saídas da cidade de Picos, estarão presentes os nossos policiais da Força Tática para fazer abordagens aos veículos suspeitos. A gente sabe que Picos está localizada no segundo maior entroncamento do Nordeste, e por aqui passam muitos bandidos”, alertou Torres.


O Departamento Municipal de Trânsito foi representado pelo coordenador Danilo Guimarães. Segundo ele, o efetivo de agentes estará à disposição do projeto para que as fiscalizações e campanhas educativas sejam intensificadas na cidade de Picos.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Encontro e mutirão contábil marcam as comemorações pelo dia do Contabilista


O Dia do Contabilista, comemorado no dia 25 de abril, teve uma programação diversificada na Faculdade R.Sá. Na última sexta-feira, 24, aconteceu o V Encontro de Contabilidade da Instituição que reuniu mais de 200 participantes. No sábado, 25, foi dia do VI Mutirão Contábil, realizado na Praça Félix Pacheco.

O encontro teve como objetivo contribuir para a divulgação e valorização da Classe Contábil. Esta edição teve como tema: “CONTABILIDADE: O PODER DE DECISÃO EM SUAS MÃOS”. O evento é uma realização da CONTIESRSA - Empresa Júnior do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade RSA. O palestrante da noite de sexta-feira foi Antônio Gomes das Neves que falou sobre “Planejamento para a Vida do Profissional contábil”. Já o Mutirão Contábil, realizado anualmente, tem como objetivo prestar atendimento de consultoria com ênfase na Declaração do Imposto de Renda, dentre outras orientações.

A Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Sônia Maria Bezerra, fala sobre a importância das atividades. “O evento é de grande importância para os estudantes, profissionais, bem como os que trabalham em áreas afins da contabilidade, pois adquirimos novos conhecimentos e somamos amizades. É momento de congraçamento entre os que atuam na contabilidade”.

As atividades contam com o envolvimento de alunos e professores. A acadêmica Gardênia Moura, integrante da comissão organizadora, destaca a relevância da prestação de serviço através do mutirão. “O mutirão te como objetivo trazer informações e fazer a conscientização da população sobre a importância de tirar a nota fiscal, das empresas se formalizarem, esclarecer as novidades trabalhistas e sanar duvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda”.

Para o professor Josimar José de Carvalho, um dos organizadores, o evento proporciona estreitamento de laços e valorização profissional. “É importante para contribuir com a difusão e valorização da classe contábil na região de Picos, aproximando os docentes, futuros profissionais, e a sociedade através de serviços prestados como orientação fiscal, esclarecimentos sobre a declaração do imposto de renda pessoa física e os benefícios adquiridos pelos microempreendedores individual com a legalização dos seus negócios. Projetar uma imagem mais real e positiva da profissão e do profissional contábil”, destacou.

Josimar destaca ainda que é uma maneira de estreitar a relação entre Faculdade e Sociedade, promovendo aos discentes de contabilidade oportunidade de agregar conhecimentos e divulgar o papel do contador na gestão dos negócios e assim buscar uma maior valorização da classe contábil.

Ascom

Alunos de fisioterapia realizam prestação de serviços em homenagem ao trabalhador


Na tarde dessa segunda-feira dia 27 de abril, os alunos do V e VII Períodos do Curso de Fisioterapia, sob coordenação dos professores Fábio Bernardes, Indira Paz Santos e Virgínia Portela, realizaram um evento em comemoração ao Dia do Trabalhador. O evento aconteceu das 15h às 18h no Auditório da Faculdade R.Sá e teve como público alvo os colaboradores da instituição, tendo como objetivo proporcionar um momento de descontração e relaxamento aos funcionários da instituição.  


Dentre as atividades, foram oferecidos serviços de Quick Massagem (massagem rápida) e limpeza facial. Além disso, a nutricionista Marcia Mayane fez parte da ação prestando orientações alimentares. A ação envolveu três disciplinas: Fisioterapia do Trabalho, Dermato Funcional e Pneumo Funcional.

A atividade foi muito bem recebida na instituição. A Representante do Prouni e Fies na Faculdade R.Sá, Adelma Gomes fala sobre a iniciativa. “Muito louvável e importante. Eventos como este, principalmente direcionados para os colaboradores, deveriam ter com mais frequência, denotam uma preocupação com o bem estar de todos”, destacou.


De acordo com o professor Fábio Bernardes, a ideia surgiu como forma de por em prática a teoria da disciplina de Fisioterapia do Trabalho, e então veio o dia do trabalho como uma data pertinente, prestigiando dessa forma todos os trabalhadores da instituição. “O trabalho realizado foi importante para todo o curso de Fisioterapia, por ter abrangido diversas áreas da profissão em um mesmo evento, além de proporcionar para todos os funcionários um momento de descontração e também uma forma de homenagem pelo dia do trabalhador”, destacou o professor.


Ascom

Segurança Publica é discutida em Picos


A Câmara Municipal de Picos realizou às 18 horas desta terça-feira, dia 28 de abril, a primeira audiência pública do ano. A proposta de realização da audiência pública partiu dos vereadores Wellington Dantas (PT), Valdívia Santos (PSB) e Diógenes Medeiros (PPS), membros da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Picos e foi aprovada por unanimidade na sessão do dia 12 de fevereiro, onde foi discutido debate a segurança pública, um dos temas que mais desperta a atenção da comunidade piauiense e picoense.








Dentre as autoridades presentes estavam o secretário estadual de Segurança Pública, deputado Fábio Abreu (PTB); comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto e o delegado Flávio Costa, representando o Delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista.Também participaram da audiência Eduardo Aquino de Araújo delegado da policia civil de Picos,major Serpa sub comandante do 3°Bec representando o comandante de Picos, comandante do 4BPM de Picos Wagner Torres, Dr. Diego Martins representando a OAB, Representante das igrejas evangélicas pastor Mario da igreja Batista de Picos, Bernadete Carvalho Diretora da 9° regional de Picos,Claudia Monica presidente da FAMCC, Josino Coutinho Presidente do Rotary Club, Diretor da Penitenciaria de Pico Sinval Hipólito, Diretora da Penitenciaria Feminina de Picos Laiana Maria Luz. Francilda Santos Presidente do Conselho Tutelar de Picos, Martins Cosme Presidente da associação comercial de Picos, Carlos Augusto Arantes Juiz da comarca de Francisco Santos,deputada Belê Medeiros (PSB), juíza da 5ª Vara da Comarca de Picos Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, Oneide Rocha ,presidentes de associações de bairros de Picos, vereadores e secretários do município. Por: Luciana Santos.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prefeitura coloca redutores de velocidade em ruas e avenidas de Picos

   

Para evitar acidentes nas vias da cidade, a Prefeitura de Picos, através do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), está fixando redutores de velocidade, conhecidos como “tartarugas”, em ruas e avenidas do Centro e nos bairros do município.
Na última sexta-feira (24), o trabalho foi realizado na avenida principal do bairro Pedrinhas, que no ano passado recebeu uma nova camada de asfalto.

Segundo o coordenador do DMT, Danilo Guimarães, todas as ruas e avenidas que foram asfaltadas estão sendo fixados os redutores de velocidade. “Após esse asfaltamento fizemos a sinalização horizontal, as pinturas nas vias e agora estamos concluindo a sinalização com a parte de redutores de velocidade”, disse.
De acordo com Danilo, com o asfalto novo a tendência é dos condutores aumentarem a velocidade dos seus veículos e posteriormente causar acidentes. “Por isso estamos colocando “tartarugas” em bairros da cidade e no Centro para evitar acidentes nessas vias”, frisou.

Danilo informou ainda que serão fixados redutores em ruas dos bairros Passagem das Pedras e Boa Vista. O coordenador acrescentou que o DMT está priorizando os locais mais críticos, onde a população vem denunciando que veículos estão transitando em alta velocidade nesses trechos. 

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Câmara aprova título de cidadania picoense ao advogado Leônidas Luz

                  Homenagem


A proposta foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor, e aprovada por unanimidade

 A Câmara Municipal de Picos aprovou por unanimidade e em definitivo na sessão ocorrida dia 16 de abril, projeto decreto legislativo de autoria do presidente da casa, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), concedendo o título de cidadania picoense ao advogado Leônidas Luz Araújo.

Antes da votação do projeto, o autor da proposta, Hugo Victor, justificou a homenagem. Ele lembrou que Leônidas Luz reside em Picos há vários anos e tem prestado relevantes serviços à comunidade como professor, advogado e membro da Maçonaria.


A proposta foi aprovada por unanimidade em segunda votação e agora o homenageado será comunicado da decisão, para que possa marcar a data de receber o diploma.Por José Maria Barros

Câmara de Picos aprova projeto que disciplina novos parcelamentos do Fundo Previdenciário

   



De autoria do vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho (Rinaldinho), do PSB, projeto foi aprovado ontem em primeira votação


Em sessão ordinária realizada ontem, 23 de abril, a Câmara Municipal de Picos aprovou por unanimidade, em primeira votação, projeto de lei de autoria do vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho (Rinaldinho), do PSB, que proíbe a Prefeitura de fazer novos parcelamentos do Fundo Previdenciário sem autorização do legislativo.


A proposta aprovada ontem pelos vereadores picoenses, altera a Lei Municipal nº 2.471/2013, que autoriza o poder executivo a reconhecer e firmar acordo de parcelamento de dívida para com o Fundo Previdenciário.

De autoria do vereador Rinaldinho, o projeto de lei também foi assinado pelo presidente da Câmara de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB) e pelos colegas de parlamento, Simão Carvalho Filho (PMDB), Fátima Sá (PSDB), Dalva Mocó (PSB), Valdívia Santos (PSB), Filomeno Portela (PMDB), Renato Ibiapinio (PSB) e Severino Luz (PDT).

Após a aprovação do projeto, o vereador Rinaldinho agradeceu aos colegas e esclareceu alguns pontos da proposta. “Nós não estamos impedindo o prefeito de fazer novos parcelamentos, mas, a partir de agora, toda vez que ele for fazer um parcelamento do Fundo Previdenciário, vai precisar da autorização da Câmara” – destacou.

Rinaldinho disse que, caso isso ocorra, os vereadores vão analisar com todo o cuidado se realmente o município precisa mesmo desse parcelamento. Dessa forma ele entende que estão protegendo o Fundo Previdenciário Municipal de problemas futuros.

 “Portanto, estão de parabéns todos os vereadores, independente de ser oposição ou situação, por entenderem que o melhor é dessa forma” – ressaltou Rinaldinho.

Outro projeto


Também na sessão de ontem a Câmara de Picos aprovou outro projeto de Rinaldinho e assinado pelos mesmos vereadores. A proposta trata da criação dos cargos em comissão de médico perito, gerente e assistente administrativo e financeiro do Fundo Previdenciário de Picos.
Por José Maria Barros

Governador e mais 16 deputados do Piauí visitam prédio da Policlínica



Wellington Dias e mais 16 deputados do estado do Piaui, visitaram na manha de hoje as instalações do prédio da  Policlínica, que é  gerida pelo Centro de Assistência Médica de Picos (CAMPI).Em seguida  a comitiva se deslocou para um trecho entre as cidades de Marcolândia e Simões onde  visitarão  a unidades geradoras de energia, e por último seguem para Simões, onde haverá apresentações de parque eólico da região painéis. A recepção da comitiva foi esperado por varias autoridades do município.


Por: Luciana Santos

Wagner Torres culpa soltura de ‘cabeças do tráfico’ pela maior parte dos homicídios em Picos


Ao fim da Operação Babilônia, deflagrada nesta última quinta-feira (23), o Comandante do 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), Tenente-Coronel, Wagner Torres, voltou a salientar que o combate ao tráfico de drogas tem que ser contínuo em Picos, tendo em vista que, para ele, a venda de entorpecentes é responsável pelos demais crimes que ocorrem no município.
Wagner Torres atribuiu ao tráfico de drogas 90% dos homicídios que acontecem na cidade. Na análise do Comandante do 4º BPM, muitas vítimas de assassinato são mortas em acerto de contas ou na disputa por pontos de venda de drogas. Em tom de desabafo, o Tenente-Coronel ainda culpou a soltura de supostos grandes traficantes pelo aumento da violência ao longo dos meses de março e abril.
“A gente observa que toda vez que os ‘cabeças do tráfico’ da cidade de Picos, que todos nós conhecemos, são postos em liberdade com poucos dias voltam a ocorrer homicídios. Até o final de fevereiro de 2015 só tinham ocorrido duas mortes. De fevereiro [para cá], quando foram postos em liberdade os ‘cabeças do tráfico de drogas’ em Picos, só durante trinta dias aconteceram mais três mortes. Nós temos de combater de forma rigorosa, de forma corajosa esse tráfico de drogas. E com certeza com esses elementos presos nós vamos ter uma tranquilidade na cidade de Picos”, desabafou Torres sem citar nomes.
Durante a Operação Babilônia cerca de dez pessoas foram presas acusadas de tráfico de drogas, um menor foi apreendido e um usuário conduzido a Central de Flagrantes. Entre os presos estavam duas mulheres. A polícia civil ainda não divulgou os nomes dos acusados.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Reunião define estratégias para melhorar serviço nas obras de saneamento básico de Picos


Constatando os transtornos causados pela obra de saneamento básico na cidade, representantes da Prefeitura de Picos, da Caixa Econômica Federal, da Múltipla e da WR, empresa responsável pelo trabalho técnico social da obra, se reuniram nesta terça-feira (14), na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues, cujo objetivo foi definir estratégias para melhorar o serviço e diminuir os constrangimentos causados pela obra.
Segundo a assistente social da Secretaria de Obras, Ana Paula Silva, durante a reunião foi discutido a forma de melhorar esses constrangimentos causados pela obra à população. “A maior reclamação foi oriunda do bairro São José, como a questão dos buracos e sobre as visitas domiciliares, que segundo os moradores, não estão acontecendo. Portanto cobramos um melhor serviço dessas empresas responsáveis por esses trabalhos”, pontuou.
A assistente social da WR, Elizabeth Noleto, informou que a empresa irá trabalhar na questão mais informativa para população, através de reuniões, visitas domiciliares e distribuições de material informativo para esclarecer os moradores da importância do saneamento para a melhoria da qualidade de vida e saúde da sociedade.
“Vamos intensificar as visitas e reuniões aos moradores dos bairros onde a obra está sendo executada no momento. Já fizemos esse trabalho em quase todo os bairros onde passou a obra”, disse.

De acordo com o engenheiro da Múltipla, Rangel Moura, a empresa tem executado o serviço e os transtornos sempre vão acontecer. “No final de maio iremos encerrar o serviço e irá diminuir os transtornos”, assegurou.
Em relação a reposição de calçamento, Rangel informou que a empresa tem feito o serviço, mas não garante que o calçamento fique da mesma forma que o encontrou. “Com o tempo ele vai voltar ao normal, mas no momento não tem como ele ficar 100%”, disse.


sábado, 11 de abril de 2015

Rinaldinho denuncia abandono de Picos e cobra ação do prefeito Kléber



O vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho (Rinaldinho), do PSB, usou a tribuna da Câmara Municipal de Picos na tarde de ontem (9) e denunciou o abandono da cidade. O parlamentar cobrou do prefeito Kléber Eulálio (PMDB) ações concretas para tirar o município da situação em que se encontra.

Segundo o parlamentar, Kléber Eulálio está no seu terceiro ano de mandato e o que se percebe é que a gestão está parada. O mato está tomando de conta da cidade, não existe nenhum serviço de capina sendo feito, coleta de lixo ineficiente e recuperação de calçamentos não existe.

“Ninguém nunca viu a cidade de Picos como ela está agora! Parada, abandonada e sem a presença do gestor” – denuncia Rinaldinho. O parlamentar acrescenta que, ao chegar em alguma secretaria cobrando melhorias para a cidade ou para qualquer categoria, logo são informados pelos secretários que estão aguardando o prefeito para agir.

“Por onde temos andado o sentimento é de que a cidade está abandonada! Isso faz com que a população fique desanimada e torcendo para que essa indefinição se o prefeito vai ou não para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) acabe o mais rapidamente possível e, assim tenhamos a retomada das ações de governo” – afirma Rinaldinho.

Motivação

O parlamentar atribui essa situação a má gestão, falta de planejamento. Segundo ele, as ruas e praças da cidade estão abandonadas e não se vê por parte do poder público municipal, nenhuma ação concreta para poder resolver essa situação.

“Não percebemos por parte da administração municipal nenhuma iniciativa para resolver os problemas dos bairros, todos em situação dificílima” – denuncia Rinaldinho. Ele acrescenta ainda que a área da saúde está altamente comprometida, faltando medicamentos nos postos.

Rinaldinho afirma que todos os secretários municipais informam que, é por conta da ausência do prefeito Kléber em Picos que essa situação está acontecendo.

“Temos que mostrar a nossa indignação diante desse quadro, porque enquanto a população não se manifestar, o prefeito Kléber Eulálio ficará sem fazer nada e achando que tudo está bem” – alerta o vereador Rinaldinho.

Como sugestão ao prefeito Kléber Eulálio, o vereador Rinaldinho diz que é preciso enxugar a folha, otimizar os recursos do município para que possam chegar a todos os bairros e povoados. No entanto, ele adverte que, apesar das promessas feitas pelo gestor durante a abertura do ano legislativo nada mudou.


“É preciso que o prefeito Kléber Eulálio sente a cadeira na cidade de Picos, olhe as receitas, verifique as despesas, estabeleça metas e planos de ação que a gestão possa andar” – sugeriu Rinaldinho. Ele acredita que, se algo não for feito de imediato, a tendência é que a situação piore ainda mais. Por José Maria Barros

Vereadora Fátima Sá recepciona em Picos pastor da El-Betel


Em visita a Picos o pastor, que é paraibano, foi recepcionado pela vereadora Fátima Sá (PSDB)

A vereadora Maria de Fátima Lacerda Sá Barros (PSDB), recepcionou na última quinta-feira, 9, em seu gabinete, o pastor Wanderley de Sousa Teixeira, presidente da instituição evangélica El-Betel.

Natural da Paraíba, o pastor visitou Picos na última quinta-feira, 9, oportunidade em que foi recebido pela vereadora Fátima Sá em seu gabinete. Ele acompanhou a sessão ordinária da Câmara e teve o trabalho destacado pela parlamentar do PSDB.


O pastor Wanderley anunciou o objetivo de sua visita a Picos. “Estamos trazendo a instituição El-Betel e propondo um trabalho social, através do Projeto Escola. Considerando e valorizando as potencialidades culturais do município, em especial a interdisciplinaridade cultural e religioso, na parceria da fé para o bem estar da sociedade picoense” – pontuou.



Teólogo, radialista, ex-diretor administrativo e financeiro da Secretaria Municipal de Santa Rita, na Paraíba, o pastor Wanderley de Sousa Teixeira é graduando Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Anhanguera.Por José Maria Barros

Prefeitura e Secretaria de Indústria e Comercio assinam contrato de cessão para instalação de novas empresas.



Por: Luciana Santos
A prefeitura em parceria com a Secretaria de Indústria e Comercio do município de Picos assinou   contrato de  comodato para cessão de lotes de terrenos a várias empresas que pretendem se instalarem  no Polo  Industrial da cidade localizado no bairro Pantanal  na tarde desta sexta feira dia 10 de abril as 16hs, nas instalações do  prédio da fabrica de reciclagem LeoPlats.

Ao todo foram assinados cinco contratos, para cessão de lotes de terrenos a empresas de vários seguimentos bem como Cerâmica, Tinta, Metal e Metalúrgica  e Pré- Moldados que pretendem se instalarem  no polo Industrial  da cidade. O contrato de comodato tem como objetivo   ampliar e facilitar o crescimento de novas empresas  na cidade Picos, onde  deverá gerar mais emprego e renda ao município.

Na ocasião o prefeito Kleber Eulálio assinou o contrato e destacou a importância do contrato que mostra compromisso com a sociedade picoense,  onde é fundamental  para a geração de emprego e renda .  De acordo com o prefeito o município esta estimulando e incentivando as empresas se instalarem na cidade, e quem pretende abrir empresa no polo industrial  terá chances de oportunidades de grandes negócios e a previsão  de investimentos  é de  3 milhões e meio de reais


José Luís  o secretario de indústria e comercio do município, lembrou que o município pode ajudar e muito,  vamos colocar a Secretaria de Indústria e Comércio a disposição, para elaborar um Planejamento de Trabalho bem feito  e com responsabilidade dentro do município.

Já o empresário do grupo Rsá Raimundo Filho, afirmou que o apoio manifestado pela Prefeitura, foi muito importante para o projeto deslanchar “com a cessão do terreno em regime de comodato é um passo largo para consolidar nosso trabalho”.

O superintendente da Sedet do Piauí Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha) participou da reunião  parabenizou o Prefeito Kleber  pela iniciativa e pelo trabalho e ainda falou que a Sedet do estado vai contribui muito para a cidade de Picos com a implantação de novas empresas.


Participaram da reunião   empresários  da cidade e autoridades do município e da capital.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Fátima Sá repudia Lei que regulamenta a terceirização


Por: Luciana Santos
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Picos,realizada na tarde desta quinta feira dia 09 de abril, a Vereadora Fátima Sá(PSDB) repudiou a lei que regulamenta a terceirização no País. 
Entenda essa lei.....
O Projeto de Lei 4330/2004 é uma proposta para regulamentar a terceirização de trabalhadores nas empresas brasileiras. Polêmico, esse projeto corre na Câmara dos Deputados desde 2004 e vem sendo debatido e modificado desde então.
Um dos pontos polêmicos do projeto é a liberação de terceirizados para executar atividades-fim da empresa. Até então, as empresas só podiam terceirizar atividades-meio. Por exemplo: uma empresa que produz móveis podia até então terceirizar a limpeza e o serviço de alimentação de seus funcionários, mas não o de montagem da mobília.
Os empresários alegam que é difícil definir o que é atividade-fim e o que é atividade-meio, e que é impossível modernizar a atividade econômica sem facilitar a terceirização. Por outro lado, os sindicatos sustentam a argumentação de que a terceirização “precariza as condições de trabalho”, pois abriria a possibilidade de contratação de funcionários terceirizados para prestação de serviços sem a cobertura da CLT.
A falta de uma regulamentação causa insegurança jurídica no mercado de trabalho, pois é comum ver casos em que uma empresa empurra para outra as obrigações trabalhistas dos seus contratados. Atualmente, há mais de 16 mil processos em tramitação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o tema.
Depois de longas negociações – que envolveram o ministro da Fazenda, o secretário da Receita Federal e o presidente da Câmara dos Deputados -, o projeto foi aprovado no plenário da Câmara. As emendas ao projeto, no entanto, só serão apreciadas na próxima semana . Depois disso, o texto ainda terá de passar pelo Senado.
O texto aprovado na Câmara contempla importantes pedidos da equipe econômica do governo Dilma Rousseff, que temia perda de arrecadação, e também pedidos do movimento sindical, que vão na direção contrária dos desejos dos empresários.
Mas mantém intacto o grande objetivo do projeto, que é defendido por praticamente todas as associações empresariais do País: com sua aprovação, a lei permitirá a contratação de trabalhadores terceirizados para “atividades-fim” e não mais somente para “atividades-meio”.
Pelo lado fiscal, o texto institui a cobrança de impostos e contribuições federais para empresas contratantes. Hoje apenas as empresas intermediadoras de mão de obra terceirizada é que sofrem essa cobrança.
Já os sindicatos conseguiram um vitória importante. O artigo 8 do projeto prevê que os trabalhadores terceirizados que passem a atuar na atividade-fim sejam representados pelo sindicato da categoria. Essa alteração não agrada empresários, que desejavam a formatação anterior.
Veja abaixo as mudanças propostas pelo Projeto de Lei:
Como é:
- Não há um marco legal que balize a contratação de terceirizados no Brasil.
- Na falta de normas, usa-se a súmula 331 do TST, que veda a contratação de terceirizados para atividades-fim.
- As empresas contratantes de terceirizados não recolhem impostos e contribuições federais sobre esses funcionários.
- Os trabalhadores terceirizados são representados pelos sindicatos de funcionários terceirizados.
Como fica:
- O Projeto de Lei 4330 é considerado por empresários como marco regulatório da terceirização
- Permite a atuação de terceirizados para atividades-fim, e não somente para atividades-meio, como limpeza e segurança
- Apenas as empresas especializadas poderão prestar serviço terceirizado
- Familiares de empresas contratantes não poderão criar empresa para oferecer serviço terceirizado
- As companhias contratantes deverão recolher uma parte do que for devido pela empresa terceirizada em impostos e contribuições, como PIS/Cofins e CSLL.  Em relação ao FGTS, as empresas contratantes deverão apenas “fiscalizar” que o valor será recolhido pela empresa contratada.
- A responsabilidade das empresas contratantes passa a ser subsidiária: os trabalhadores terceirizados somente poderão cobrar os seus direitos da empresa tomadora de serviços depois de esgotados os bens das empresas que terceirizam.
- As empresas contratadas devem pagar 4% do valor do contrato para um seguro que irá abastecer um fundo para pagamento de indenizações trabalhistas.

Reunião define últimos ajustes sobre a III Conferência Regional da Juventude



Em reunião realizada ontem, dia 8 de abril, na Casa da Juventude, idealizada pelo poder municipal, sociedade civil e o Conselho Municipal da Juventude juntamente com as Coordenadorias Municipal e Estadual da Juventude, foi definido os últimos ajustes para a realização da III Conferência Regional da Juventude.
A III Conferência regional será realizada em Picos nos dias 21 e 22 de agosto. A expectativa que jovens de 39 municípios da região participem da conferência. Uma reunião com prefeito Kleber Eulálio na tarde de hoje (9), irá definir o local do evento.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Juventude, Alice Luísa, a reunião teve o propósito de anunciar a realização da conferência e definir a data, local e a programação do evento.

“A reunião foi produtiva, uma vez que todos opinaram sobre o evento e deram sua contribuição. Portanto esperamos que a conferência contribua pra a efetivação de políticas públicas no âmbito municipal e regional”, disse.
Durante a conferência serão eleitos delegados para participarem da conferência estadual, em Teresina e posteriormente da conferência nacional, em Brasília.

O diretor de Políticas Sociais da Coordenadoria Estadual da Juventude, João Neto, informou que no primeiro dia serão realizadas apresentações culturais e no segundo dia serão discutidas políticas públicas para juventude. 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Severino Luz toma posse como vereador na Câmara de Picos


A solenidade de posse  do suplente de vereador Severino Luz, foi realizada na manha desta segunda feira dia 06 de abril as 8:30hs,na sala da presidência da Câmara Municipal. O mais novo parlamentar assume a vaga do vereador Maté, que foi afastado para assumir o cargo de chefia de gabinete da prefeitura municipal.
  Severino Luz  foi recebido com mensagens de boas vindas dos vereadores presentes como também do Presidente da Câmara Municipal Hugo Victor, o qual reiterou seu apoio e disposição a auxiliar o empossado nessa nova tarefa durante seu mandato provisório.

O recém empossado agradeceu todas as palavras de boas vindas, iniciou seu discurso fazendo uma escalada da sua vida política e disse que é emocionante poder fazer parte do poder legislativo municipal e garantiu que  irá trabalhar e defender o interesse publico da população picoense e que irá legislar, fiscalizar e apresentar indicações que beneficiem o povo,



A solenidade de posse  foi prestigiada,por vereadores amigos e familiares dentre eles:sua esposa Marival Luz, seus filhos Talles Rodrigo, Tairo Ramon e Társio Rômulo , Maria Vitoria(sua neta), Hugo Victor presidente da Câmara, Simão Carvalho, Valdivía Santos, Iata Rodrigues, Filo Portela, Welington Dantas, Maté, Evandro Reis, e Dalva Mocó.

 Severino finalizou seu discurso dizendo que honrará com seriedade os trabalhos da casa, o mesmo  agradeceu a presença  dos vereadores, amigos e familiares.





Por: Luciana Santos