quinta-feira, 30 de abril de 2015

Câmara aprova título de cidadania picoense para proprietário de banca de revista Quincó

HOMENAGEM

A Câmara Municipal de Picos aprovou na tarde/noite desta quinta-feira, 30 de abril, projeto decreto legislativo concedendo o título de cidadania ao proprietário da banca de revistas A Caiçara, Joaquim de Oliveira Lopes Neto, popularmente conhecido como Quincó, de 57 anos.
 
A proposição foi apresentada pelo vereador Simão Carvalho Filho (PMDB) e aprovada por unanimidade e, em definitivo, em duas sessões. Agora o homenageado será comunicado pelo presidente da casa, Hugo Victor (PMDB), da decisão e terá o direito de marcar a data em que vai receber solenemente a honraria.
 
Ao apresentar o projeto, o vereador Simão Carvalho justificou a iniciativa, argumentando que Quincó é uma pessoa bastante conhecida e há muitos anos trabalha em uma atividade que promove a cultura. Segundo o parlamentar, a banca de revistas A Caiçara é um ponto de referência para as pessoas que gostam da leitura, por isso a homenagem é mais do que justa.
 
Homenageado
 
Nascido na cidade de Oeiras no dia 20 de junho de 1957, Joaquim de Oliveira Lopes Neto, o Quincó, mudou-se para Picos em 1969, indo morar no povoado Saquinho. Em 1970, mudou-se para o centro da cidade e no ano de 1979 começou a trabalhar como funcionário da banda de revistas A Caiçara, na época localizada na avenida Getúlio Vargas.
 
Em 1984, ao lado de um primo chamado Felipe, adquiriu a banca de revistas e pouco tempo depois comprou a parte do sócio e tornou-se único proprietário do empreendimento. No início de 1993, mudou de endereço e montou a banca de revistas na praça Félix Pacheco, onde permanece até hoje.
 
Quincó é casado com Irene Maria de Sousa Lopes, de cuja união nasceram três filhos. Até hoje sua banca A Caiçara permanece como um ponto de referência para quem gosta de uma boa leitura quer seja de revistas, quer seja de jornais. Zé Maria Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário