segunda-feira, 29 de julho de 2013

Comunidade rural de Geminiano é contemplada com 50 casas do PNHR





A Caixa Econômica Federal assinou nesta sexta-feira (26), contrato com cinqüenta famílias da localidade Malhada Milhans que fica na zona rural do município de Geminiano. O contrato é para construção de casas pelo (Programa Nacional de Habitação Rural) PNHR. O projeto foi elaborado pela Emprogaro  Elaboração de Projetos, por intermédio da Associação de Moradores de Milhans. Ao todo serão 1.425 mil reais investidos na construção das unidades, dinheiro que será creditado na conta da Associação de Milhans.
De acordo como o gerente da Caixa Econômica Federal Raul, o serviço já está contratado e será dado inicio a construção dessas 50 casas na comunidade. “São 50 famílias que serão beneficiadas nesse primeiro momento, eu gosto de brincar com o deputado Assis Carvalho em dizer que ele é o pai do PNHR, e é verdade o deputado temos sempre muito orgulhoso e nos sentimos honrados em sempre está tendo a presença dele e principalmente tendo o apoio dele porque sempre que ele pode, está buscando recursos ligando, está ajudando a resolver e lutando para que esse projeto realmente aconteça”, disse Raul.
Segundo o gerente da Caixa, na região de Picos já foram assinados este ano contratos para a construção de 450 casas, na zona rural e existem cerca de 400  processo bastante adiantado para que o contrato seja assinado.” O PNHR é um programa que foi criado exatamente para tentar dar dignidade e dar prazer ao morador da zona rural, com acesso a moradia digna,  eu gosto de falar que para quem tá na cidade é muito fácil ter a casa própria porque tem emprego e renda, mas para quem tá na zona rural não é tão fácil”, pontuou.
Uma das maiores dificuldades apontadas pelo gerente, é a falta de documentação dos terrenos, e a maioria das pessoas não tem renda comprovada, esse era um dos fatores que deixava as pessoas fora desse aceso. “A presidenta Dilma pensando nisso, criou o PNHR, para fazer chegar também o programa “Minha Casa Minha Vida” a população da zona rural é um projeto muito bonito e é um dos projetos que a Caixa abraça porque traz dignidade para a pessoa. Vocês vão deixar a casa de vocês que as vezes não tem as condições ideais, e vão mudar para uma casa feita com padrão, feita por um engenheiro e contendo todas as condições de saúde, segurança. Esse projeto não morrera enquanto for feito com critério com ética para beneficiar realmente quem precisa”. Ressaltou.  
Depurado Assis Carvalho diz que tem orgulho do PNHR
O deputado Federal Assis Carvalho (PT), esteve na solenidade de assinatura para a construção de 50 unidades habitacionais na comunidade de Milhans município de Geminiano. Na ocasião ele afirmou que tem orgulho do PNHR e que é um apaixonado pelo fato do programa fixar o homem do campo em suas raízes.
“Eu tenho feito um esforço muito grande para esta participando de momentos como esse, para poder fazer a comunidade compreender o projeto o que nós estamos tendo hoje é uma luta muito grande de um governo de 2003 para cá  para tentar emancipar as entidades e mostrar que somos capazes de andar com os próprios pés, e nós estamos estimulando cada vez mais que o vereador o prefeito as lideranças possam abraçar esse porque quando o gestor abraça facilita agora se não abraçar a gente faz assim mesmo. Cada casa custa R$28.500 reais um valor que se for bem coordenado em poucos dias ira começar a construção” disse Assis Carvalho.
“Eu sei que para essa direita conservadora e preconceituosa é difícil compreender essa relação direta que o governo federal tem com os mais pobres. Eu posso dizer isso por que nasci em uma comunidade rural sem água sem iluminação em uma casa de adobo cru até 15 anos trabalhei foi na roça mesmo plantando com meu pai arroz, milho e feijão, então não precisa ninguém me dizer o problema do interior  conheço por que vivi isso de perto e agradeço a Deus porque sem ele nada acontece. Foi ele que me deu oportunidade de hoje ser deputado federal e depois de Deus o povo porque esse povo que me delegou essa missão, essa região de  Picos me ajudou e em duas eleições que eu sou o maias votado nessa região e isso aumenta a minha responsabilidade o meu compromisso com toda essa comunidade”. Afirmou Assis.
O deputado estadual Cícero Magalhães (PT), em seu discurso, lembrou que o País deu um grande salto na qualidade de vida das pessoas especialmente das mais carentes. Ele disse ainda que o governo está no caminho certo com os programas sociais voltados para a população que até alguns anos era esquecida.
Para a vereadora Mazé (PSD), a luta foi grande e difícil, mas gratificante. “Me sinto muito feliz foi uma luta de três anos com muita dificuldades, mas com muita perseverança encontramos muitos entraves, mas continuamos lutando e hoje chegamos a vitória. Foi um processo lento e difícil porque o nosso povo é imediatista eles querem as coisas de imediato só acreditam no que vê. Foi um processo longo difícil porque a maioria dos beneficiários não acreditavam devido a falta de credibilidade dos políticos”, finalizou Mazé.
Estavam presentes ao evento, toda equipe da Caixa Econômica Federal de Picos que trabalham com o programa, deputado federal Assis carvalho, deputado estadual Cícero Magalhães, prefeito de Itainopolis Paulo Lopes, vereador de Picos Wellington Dantas, vereadores de Geminiano, lideranças politicas da região, comunidade de Milhans.Fonte:FCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário