terça-feira, 30 de julho de 2013

Copa Piauí de futebol feminino terá 7 equipes na disputa

Presidente da Federação de futebol do Piauí


A copa Piauiense de futebol feminino terá sete equipes na disputa pelo titulo e pela vaga em 2014 para representar o estado na Copa do Brasil. O último representante foi o Tiradentes de Teresina. Das sete equipes apenas três são do interior. Entre elas está o SEP de Picos que vem trabalhando forte para fazer bonito na competição.
De acordo com o presidente da Federação de Futebol do Piauí – FFP, Cesarino Oliveira, todos os jogos serão realizados em Teresina. Ele disse ainda que todas as informações sobre o sistema de disputa, premiação e outras decisões, serão tomadas no Congresso Técnico que acontecerá no próximo dia 6 de agosto as 16:00h na sede da FFP, localizada na Avenida José dos Santos e Silva 1100 Centro.
Segundo Cesarino, os jogos serão concentrados na capital por questões financeiras, ele disse que sairia muito caro para os clubes da Capital se deslocarem para o interior do estado. 

Confira o nome das equipes:
Tiradentes (Teresina)
Sociedade Esportiva de Picos (Picos)
Flamengo (Teresina)
Fluminense (Teresina)
Águias Paulistanense ( Paulistana)
4 de Julho ( Piripiri)
São Paulo ( Teresina)
 Fonte:Ilza Amorim

Moradores do povoado Fátima do Piauí assinam contratos para construir casas pela Caixa Econômica Federal






Na tarde desta segunda-feira (29), o presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Hugo Victor (PMDB), participou de encontro em Fátima do Piauí. Na ocasião 50 famílias assinaram contratos com a Caixa Econômica Federal, para a construção de casas pelo PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural).
 
Também participou do evento, a vereadora Valdívia Santos (PSB); o vereador Wellington Dantas (PT); o vereador José Luis (PSB), a vereadora Mazé (do Município de Geminiano); o presidente da Associação de Pequenos Produtores de Fátima do Piauí, Maurício Tiago; o gerente da Caixa Econômica Federal de Picos, Edgar Junior; o empresário Donato Rodrigues, a assistente social Luciana Luz, o Secretário de Comunicação João Paulo, o professor Victor Leal e a diretora da Escola Municipal do povoado Fátima, Isabel Araújo e moradores locais.

Na oportunidade a vereadora Valdívia Santos, solicitou ao Presidente da CMP, vereador Hugo Victor, represente do Prefeito de Picos, Kleber Eulálio, a doação de um terreno do município na localidade para a construção de mais vinte casas. Valdívia Santos falou da alegria de está realizando o projeto. “Estou muito feliz pela população toda”. Segundo a vereadora, há dois anos vem buscando junto aos órgãos responsáveis a concretização do programa no povoado Fátima do Piauí.  

Em resposta a vereadora Valdívia, o presidente falou que repassará o pedido ao prefeito Kleber. “Tenho a plena certeza de que ele vai fazer a doação desse terreno, para que a gente possa contemplar a comunidade de Fátima do Piauí, com mais vinte unidades, nós sabemos que uma doação tem que passar pela Câmara Municipal e como presidente da casa e tendo colegas vereadores aqui presentes, nós vamos sim aprovar essa doação o mais rápido possível”, disse.

O Presidente da Associação dos Pequenos Produtores, Maurício Tiago destacou a relevância do projeto para os moradores do povoado. “Esse projeto é de grande importância, porque aqui tem muitas famílias morando juntas; três quatro famílias morando na mesma casa”, enfatizou.

Uma das responsáveis na seleção das famílias, a assistente social Luciana Luz destacou os critérios para a escolha dos beneficiários. “Mães solteiras, pessoas com deficiência, idosos e famílias aglomeradas numa mesma residência”, explicou.

A dona de casa Daniela dos Santos Moura, que mora na casa dos sogros há quase um ano, disse que a aquisição de uma moradia é a realização de um sonho. “A coisa que eu mais sonhava na minha vida, era ter minha casa”, afirmou.
 



segunda-feira, 29 de julho de 2013

Comunidade rural de Geminiano é contemplada com 50 casas do PNHR





A Caixa Econômica Federal assinou nesta sexta-feira (26), contrato com cinqüenta famílias da localidade Malhada Milhans que fica na zona rural do município de Geminiano. O contrato é para construção de casas pelo (Programa Nacional de Habitação Rural) PNHR. O projeto foi elaborado pela Emprogaro  Elaboração de Projetos, por intermédio da Associação de Moradores de Milhans. Ao todo serão 1.425 mil reais investidos na construção das unidades, dinheiro que será creditado na conta da Associação de Milhans.
De acordo como o gerente da Caixa Econômica Federal Raul, o serviço já está contratado e será dado inicio a construção dessas 50 casas na comunidade. “São 50 famílias que serão beneficiadas nesse primeiro momento, eu gosto de brincar com o deputado Assis Carvalho em dizer que ele é o pai do PNHR, e é verdade o deputado temos sempre muito orgulhoso e nos sentimos honrados em sempre está tendo a presença dele e principalmente tendo o apoio dele porque sempre que ele pode, está buscando recursos ligando, está ajudando a resolver e lutando para que esse projeto realmente aconteça”, disse Raul.
Segundo o gerente da Caixa, na região de Picos já foram assinados este ano contratos para a construção de 450 casas, na zona rural e existem cerca de 400  processo bastante adiantado para que o contrato seja assinado.” O PNHR é um programa que foi criado exatamente para tentar dar dignidade e dar prazer ao morador da zona rural, com acesso a moradia digna,  eu gosto de falar que para quem tá na cidade é muito fácil ter a casa própria porque tem emprego e renda, mas para quem tá na zona rural não é tão fácil”, pontuou.
Uma das maiores dificuldades apontadas pelo gerente, é a falta de documentação dos terrenos, e a maioria das pessoas não tem renda comprovada, esse era um dos fatores que deixava as pessoas fora desse aceso. “A presidenta Dilma pensando nisso, criou o PNHR, para fazer chegar também o programa “Minha Casa Minha Vida” a população da zona rural é um projeto muito bonito e é um dos projetos que a Caixa abraça porque traz dignidade para a pessoa. Vocês vão deixar a casa de vocês que as vezes não tem as condições ideais, e vão mudar para uma casa feita com padrão, feita por um engenheiro e contendo todas as condições de saúde, segurança. Esse projeto não morrera enquanto for feito com critério com ética para beneficiar realmente quem precisa”. Ressaltou.  
Depurado Assis Carvalho diz que tem orgulho do PNHR
O deputado Federal Assis Carvalho (PT), esteve na solenidade de assinatura para a construção de 50 unidades habitacionais na comunidade de Milhans município de Geminiano. Na ocasião ele afirmou que tem orgulho do PNHR e que é um apaixonado pelo fato do programa fixar o homem do campo em suas raízes.
“Eu tenho feito um esforço muito grande para esta participando de momentos como esse, para poder fazer a comunidade compreender o projeto o que nós estamos tendo hoje é uma luta muito grande de um governo de 2003 para cá  para tentar emancipar as entidades e mostrar que somos capazes de andar com os próprios pés, e nós estamos estimulando cada vez mais que o vereador o prefeito as lideranças possam abraçar esse porque quando o gestor abraça facilita agora se não abraçar a gente faz assim mesmo. Cada casa custa R$28.500 reais um valor que se for bem coordenado em poucos dias ira começar a construção” disse Assis Carvalho.
“Eu sei que para essa direita conservadora e preconceituosa é difícil compreender essa relação direta que o governo federal tem com os mais pobres. Eu posso dizer isso por que nasci em uma comunidade rural sem água sem iluminação em uma casa de adobo cru até 15 anos trabalhei foi na roça mesmo plantando com meu pai arroz, milho e feijão, então não precisa ninguém me dizer o problema do interior  conheço por que vivi isso de perto e agradeço a Deus porque sem ele nada acontece. Foi ele que me deu oportunidade de hoje ser deputado federal e depois de Deus o povo porque esse povo que me delegou essa missão, essa região de  Picos me ajudou e em duas eleições que eu sou o maias votado nessa região e isso aumenta a minha responsabilidade o meu compromisso com toda essa comunidade”. Afirmou Assis.
O deputado estadual Cícero Magalhães (PT), em seu discurso, lembrou que o País deu um grande salto na qualidade de vida das pessoas especialmente das mais carentes. Ele disse ainda que o governo está no caminho certo com os programas sociais voltados para a população que até alguns anos era esquecida.
Para a vereadora Mazé (PSD), a luta foi grande e difícil, mas gratificante. “Me sinto muito feliz foi uma luta de três anos com muita dificuldades, mas com muita perseverança encontramos muitos entraves, mas continuamos lutando e hoje chegamos a vitória. Foi um processo lento e difícil porque o nosso povo é imediatista eles querem as coisas de imediato só acreditam no que vê. Foi um processo longo difícil porque a maioria dos beneficiários não acreditavam devido a falta de credibilidade dos políticos”, finalizou Mazé.
Estavam presentes ao evento, toda equipe da Caixa Econômica Federal de Picos que trabalham com o programa, deputado federal Assis carvalho, deputado estadual Cícero Magalhães, prefeito de Itainopolis Paulo Lopes, vereador de Picos Wellington Dantas, vereadores de Geminiano, lideranças politicas da região, comunidade de Milhans.Fonte:FCS

Vigia é a oitava vítima de homicídio em Picos




Mais um homicídio foi registrado na cidade de Picos. Populares encontraram um homem morto na manhã desta segunda-feira (29). O corpo estava em uma trilha no morro localizado atrás da agência da Receita Federal.
A vítima do homicídio foi identificada como sendo o funcionário público, Wilson Moraes Alves, de 59 anos. As primeiras informações dão conta que o vigia fora morto por espancamento. No local onde o corpo estava foram encontrados um pedaço de pau e um jarro que podem ter sido usados para cometer o crime.
Wilson Moraes era uma pessoa pacata e bastante conhecida na sociedade picoense. Durante muitos anos ele foi vigia da Escola Técnica Petrônio Portela, o PREMEM. Ele era filiado ao PSDB e foi candidato a vereador por diversas oportunidades. Wilson também costumava participar dos desfiles cívicos com a ‘Escolinha de Mágica’. Atualmente ele trabalhava na Escola Normal Oficial de Picos (ENOP).
Esse foi oitavo homicídio registrado em Picos neste ano. Além de Wilson Moraes, foram vítimas desse tipo de crime em Picos em 2013 o empresário Epaminondas Coutinho Feitosa, de 34 anos, o cantor Edimar Bringeo, de 46 anos, o açougueiro Pedro Sabino da Costa, de 46 anos, que era conhecido como Pedim Açougueiro, Rafael Borges dos Santos, de 18 anos, que era mais conhecido como Rafaelzinho, o ex-presidiário Solimar Pereira de Deus Júnior, de 23 anos, que é mais conhecido como 'Juninho de Pintinho', Manoel Lima, de 42 anos e o ex-presidiário Heriosvaldo da Silva Pereira, de 30 anos. 
Fonte rodeadornews

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O blog do Informativo Picoense, em nome da Jornalista Luciana Santos deseja muitos anos de vida para a queridíssima e notável Fatima Sá Barros. Confira cliks da festa de Aniversario que foi realizada no ultimo sábado dia 20-07-2013, no espaço de Eventos Canteiro Verde Buffet....






























Picos é incluída no Programa Mais Médicos


Em visita ao povoado Malhada Grande dos Almondes, na cidade de Picos, nesta última segunda-feira (22), onde participou de uma solenidade de assinatura de contratos para construção de moradias rurais pelo Programa Nacional de Habitação Rural, o deputado federal Assis Carvalho (PT) informou que o município picoense está incluído no Programa Mais Médicos, do Governo Federal.
“Eu encaminhei um requerimento para o Governo Federal, dialoguei com o Ministro da Educação Aloísio Mercadante, e incluímos no Programa Mais Médicos três municípios do Piauí: Teresina, Parnaíba e, com muita alegria, o município de Picos”, disse o deputado federal.
Segundo Assis Carvalho, com a inclusão de Picos no Programa Mais Médicos, a cidade ganhará um curso de Medicina. No entanto, para que a graduação seja oferecida é necessária a montagem de estruturas para que sejam disponibilizados campos de estágio para os acadêmicos. Para Carvalho, isso será possível através da construção do novo hospital.
“Tão logo seja retomada a construção do hospital nós já vamos estar programando, talvez para o segundo semestre de 2014 ou o primeiro de 2015, a inclusão de Picos no Mais Médico, onde nós teremos o curso de Medicina também nessa região”, concluiu o parlamentar.

PROGRAMA MAIS MÉDICOS:
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infra-estrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal visa garantir mais médicos para o Brasil e mais saúde para todos.
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de Medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Alagoinha do Piauí imuniza animais contra a “Raiva”





A Secretaria Municipal da Saúde de Alagoinha do Piauí realizou em 20 de julho o dia “D” da Campanha de Vacinação Anti-rábica 2013. A meta da mobilização é vacinar 100% dos cães e gatos do município contra a “Raiva” que uma doença infecciosa viral que afeta, unicamente, animais mamíferos. Ela envolve o sistema nervoso central, levando a óbito em pouco tempo, caso o paciente não tome as providências necessárias logo após a exposição.

A Secretária de Saúde, Hortalina Bezerra, chamou atenção da população para a importância de imunizar os animais domésticos contra a doença. “A Raiva é uma zoonose perigosa que pode ser transmitida para o ser humano e depois do contágio são remotas as chances de cura, por isso é importe a prevenção”. Destacou.

Em caso de agressão por animais contaminados pelo vírus da Raiva recomenda-se lavar imediatamente o local da ferida com água e sabão; a pessoa agredida deve procurar o atendimento médico para tomar o soro; o proprietário do animal deve mantê-lo preso e em observação durante 10 dias. Caso o animal apresente comportamento estranho ou desapareça, deve-se comunicar imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde.

A Campanha de Vacinação em Alagoinha do Piauí segue até o dia 29 de julho nas comunidades rurais. Os Agentes Comunitários de Saúde ficaram responsáveis pela mobilização dos responsáveis pelos animais em suas respectivas áreas de atuação.

Prefeitura de Picos renova parceria com o Programa “AABB Comunidade”

A Prefeitura de Picos, através do prefeito Kleber Eulálio renovou na última semana a parceria com o Programa “AABB Comunidade”. A renovação aconteceu durante uma reunião do gestor com os representantes do Banco do Brasil da cidade.
Há mais de 10 anos no município, o programa de inclusão social oferece atividades às crianças da rede municipal de ensino. O convênio tem um prazo de quatro anos.
Segundo o presidente da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Francílio Marcos da Rocha, a Prefeitura entra na parte financeira como o transporte, alimentação, pagamento dos educadores e exames médicos e odontológicos das crianças e a Fundação AABB entra com a infraestrutura do clube, capacitação dos educadores e recursos materiais.

O “AABB Comunidade” é um programa de cunho social que atende 120 crianças e adolescentes de família de baixa renda na idade de 7 a 18 anos. De acordo com a Coordenadora pedagógica do programa, a socióloga Maria José Rodrigues, a Dude, ele tem como objetivo primordial inserir as crianças a escola. “Para a criança estar no programa ela precisa frequentar a escola e ela ter uma frequência mínima que possa mantê-la no programa”, conta.
Segundo Dude, o convênio é muito importante, uma vez que o órgão é o principal parceiro do programa. “Sem a parceria da Prefeitura fica difícil o funcionamento do programa, porque a prefeitura é responsável por toda a parte financeira”, enfatiza.

O programa funciona com diversas atividades, como esportivas de futsal, futebol, natação e karatê, como também atividades culturais, a música e dança.
“Ainda temos também as atividades pedagógicas, que são as práticas interdisciplinares, aonde trabalhamos dentro da pedagogia de projetos de cunho cultura, ambiental, na área de saúde e também as questões éticas”, frisou a coordenadora.
Uma média de 18 educadores sociais trabalha de terça a quinta de manhã à tarde.
Fonte Riachaonet
Fotos JPaulo


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Moradores do Bairro Morada do Sol, reivindicam a falta de água.

Por: Luciana Santos


Hoje pela manha vários moradores do bairro Morada do Sol, saíram em passeata com  cartazes, na direção da sede do prédio da Agespisa. Segundo os moradores, a Agespisa não está conseguindo fornecer  água suficiente para o bairro,  que não chega em todas as residências assim prejudicando varias família.
Os moradores afirmaram que já procuraram a direção da Agespisa outras vezes, e a resposta deles é que as bombas estão funcionando normal,  mas não solucionam  o problema,e nem aparecem  no bairro nem pra fiscalizar  e ver ao motivo do problema, quem vem sofrendo somos nós e se estivesse ocorrendo tudo bem não estaríamos fazendo essa manifestação.

Segundo a moradora  Francisca de Sousa articuladora da passeata, que reside na rua Jerusalém já passam de vinte dias que a agua não chega em sua residência, a mesma ainda faz uma reclamação por conta do abuso da taxa de pagamento que vem muito alta, porque se passamos quase um mês sem agua então a taxa deveria vir em um valor menor e não é justo pagar pelo que não estamos consumindo. Disse

Alguns moradores ainda falaram que  vivem extrema calamidade publica, sem saneamento básico, lixo a céu aberto e uma grande foco de poeira, que vem  prejudicando  em geral as crianças. Os mesmo ainda  relataram, que em um tempo seco como esse, as autoridades do município deviam acompanhar mais de perto a necessidades deles, mas infelizmente só aparecem aqui no tempo das eleições.

A equipe de redação se deslocou ainda pela parte da manha para falar com a Direção da AGESPISA, e o mesmo não se encontrava.