Reprodução Obra terá início no bairro Bomba |
A obra de drenagem das laterais da BR- 316, que passa pela zona urbana de Picos, está prevista para ter início ainda este ano, é o que garante o secretário municipal de Obras, Gutemberg Rocha.
A ação irá contemplar mais de 13 quilômetros, terá início no bairro Bomba e se estenderá até as mediações da Policlínica, no bairro Paraibinha.
A empresa ganhadora da licitação para executar o trabalho foi a Construtora Unidas. O projeto é orçado em 13,5 milhões de reais e é de responsabilidade do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
(Secretário municipal de Obras, Gutemberg Rocha / Foto: Daniela Meneses) |
Ainda não há previsão para o início da drenagem, mas de acordo com Gutemberg Rocha, a ação não deve demorar para ser executada, segundo ele, faltam apenas alguns detalhes, como por exemplo, a licença ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Para iniciar o trabalho, já foi disponibilizada a quantia de cinco milhões de reais.
Gutemberg Rocha garante que o trabalho de escoamento de água irá passar por vários bairros da cidade, e inclusive, deve resolver o problema de alagamento no DNER.
“Ela [construtora] fez um estudo muito bem feito de toda a bacia hidrográfica que percorre a BR nesses 13,5 km. O estudo contempla a drenagem de regiões críticas em Picos, como a região que drena a água de todo o bairro Bomba, São José, São Vicente, que desce passando pelo Fórum, que costuma se acumular pela região e que causa tanto transtorno. Enfim vai ser drenada para o Rio Guaribas por trás da Rádio Liderança. A obra deve resolver o alagamento do DNER”, explicou o secretário.
Outra parte crítica da cidade, que também está no mapeamento da drenagem é a região do Cai N’água, no bairro Junco. A área recebe uma grande quantidade de água durante as chuvas, isso acontece, porque, segundo o secretário, a manilha instalada no local, é insuficiente para comportar a demanda hídrica que chega ao espaço.
“A região que mais sofre com alagamentos é o Cai N’água no Junco. Há uma bacia com mais de 200 hectares, que toda água que cai nesse espaço, é drenada para aquele açude do Cai N’água. E quando cai uma chuva de grande proporção causa alagamento e com isso, todo transtorno que a gente conhece que ocorre e, infelizmente, até hoje a prefeitura de Picos foi insuficiente para resolver e de fato é, até porque aquele é um problema que corresponde ao DNIT resolver, agora conseguimos, estamos trabalhando junto com o DNIT para que isso se resolva”, acrescentou.
Todo esse trabalho deve durar em torno de um ano, é o que garante Gutemberg Rocha.
Picos40graus
Nenhum comentário:
Postar um comentário