quinta-feira, 23 de outubro de 2014

3º BEC coordena Operação Voto Seguro II – 2º Turno, das Eleições 2014

 O 3º Batalhão de Engenharia de Construção, “Batalhão Visconde da Parnaíba”, visando garantir a regularidade do processo eleitoral das eleições 2014, com a Operação Voto Seguro II, organizará, nos mesmo moldes do 1º turno, no Salão Nobre do Batalhão, o Centro de Coordenação para o 2°das eleições 2014, e que funcionará durante todo o dia 26 de outubro de 2014.
Adicionar legenda

Estão convidados a participar do Centro de Coordenação do 3º BEC, a Polícia Federal, o 4º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros Militar, a Delegacia Regional da Polícia Civil, o Departamento Municipal de Trânsito de Picos e os juízes eleitorais das 20ª e 38ª zonas.
Com a iniciativa, o Comando do 3º BEC pretende garantir a regularidade das eleições, empregando um efetivo de 446 militares, executando ações de Garantia da  Votação e Apuração (GVA), na 20ª Zona Eleitoral, englobando os municípios de Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, João Costa, Lagoa do Barro do Piauí, Nova Santa Rita, Pedro Laurentino e São João do Piauí, e na 38ª Zona Eleitoral, que conta com os municípios de Jacobina do Piauí, Paulistana, Acauã, Betânia do Piauí e Queimada Nova.
A fim de colaborar com o Comando Militar do Nordeste na garantia dos Poderes Constitucionais, da Lei e da Ordem e em apoio à 10ª Região Militar, sediada em Fortaleza/CE, o 3º BEC atuará de modo operativo, em parceria com os Órgãos de Segurança Pública (OSP) e Judicial, em todas as áreas eleitorais solicitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com patrulhamento a pé e motorizado, atividades de comunicação social e de inteligência, de forma a coibir ameaça que possa macular o pleito eleitoral.
Assim como ocorreu no 1º Turno, o Comandante do 3º BEC espera que as eleições ocorram sem maiores transtornos em Picos e macrorregião. 


Seção de Comunicação Social/3º BEC



sexta-feira, 17 de outubro de 2014

DMT e motoristas de vans debatem novas regras para o trânsito de veículos alternativos

Aconteceu na manha desta quinta feira dia(16) no auditório da Câmara Municipal de Picos, uma reunião entre os proprietários de veículos do transporte alternativo e representantes da administração municipal, responsáveis pelo setor.
O objetivo do encontro foi tratar do recadastramento dos transportes alternativos, para que assim seja evitado também o tráfego de vans irregulares/clandestinas dentro da cidade de Picos. Outro ponto debatido na reunião foi a transposição da parada dos CARROS – que atualmente é na Praça Félix Pacheco – para a Josino Ferreira.

Rotas como a Avenida Getúlio Vargas e ruas Coelho Rodrigues e Santo Antônio, assim como suas vias, não poderão ser acessadas pelos transportes alternativos. Segundo Danilo Guimarães, coordenador do DMT, outro acesso foi providenciado para descongestionar o centro que está sempre engarrafado no pico entre os horários de 11h00 e 13h00.
“As vans não poderão trafegar nas vias que geralmente elas trafegam. Será destinada uma nova rota para os motoristas a partir da próxima segunda-feira (20). Como são muitas vans, não tendo condições de prosseguir normalmente com o fluxo, sem que haja nenhum transtorno, levaremos também a parada para a Praça Josino Ferreira, pois o espaço da via é larga e não é distante da atual parada que fica na Félix Pacheco”, disse Danilo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, José Luís de Carvalho, disse que as mudanças sugeridas não agradaram os perueiros, mas que as mesmas se fazem necessárias, pois o trânsito picoense tem se tornado um caos.

Sobre a proibição de desembarque nas portas dos comércios, o secretário alegou ter se manifestado a favor, pois foi um pedido da população. “É uma situação difícil, pois se continuarem parando, por dois, três, cinco minutos, o trânsito vira um caos. Por isso é necessário que haja paradas obrigatórias. Fiz apenas o que a população pediu”, disse José Luís.

O proprietário e motorista de uma van alternativa, Erivaldo Lima, disse que as mudanças que foram apresentadas pelo DMT são prejudicais para a categoria e também para os passageiros.
“É muito complicado porque transportamos idosos e deficientes. Se não podemos parar, como faremos? Nós vamos resistir, iremos atrás e tentar mudar isso. Não tem condição. Temos que debater isso aí. Nós com o sistema legalizado, não poderemos andar, mas o clandestino que geralmente está em CARRO pequeno, poderá circular. Deve haver fiscalização e multas. Nós somos muito perseguidos”, disse ele.Fonte: Grandepicos

Coordenadoria da Juventude convoca alunos para receber certificado do projeto Caminhão Digital


A coordenadoria da Juventude, através do coordenador Rodrigo Lima, está convocando todos os alunos que participaram do projeto Caminhão Digital para receber o certificado na próxima quarta-feira (22), a partir das 9h da manhã, no auditório da Casa da Juventude.
O secretário Estadual de Assistência Social e Cidadania (SASC), George Mendes, estará em Picos para entregar o certificado aos alunos.

O Projeto Caminhão Digital foi realizado no mês de janeiro e idealizado pela Prefeitura de Picos, através da Coordenadoria da Juventude em parceria com a SASC. O caminhão ofereceu, pelo período de dois meses, cursos de informática básica e qualificou 220 jovens da cidade.
Para Rodrigo, o curso foi de suma importância para os alunos que tem, agora, com o recebimento do certificado a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Gláuber Silva discuti resolução das atividades de licenciamento ambiental em Picos

O Conselho Municipal de Meio Ambiente realizou nesta quarta-feira (15), no auditório da Casa Brasil, as 18hs uma reunião onde foi  discutido  as atividades do licenciamento ambiental.
A reunião abordou também o balanço das atividades de licenciamento, discursão para aprovação de resolução para adequação das atividades de licenciamento e cadastro de consultores e demais assuntos relacionados.

De acordo com o  presidente do Conselho, Gláuber Jonny e Silva, é preciso ser feito alguns ajustes na resolução, principalmente sobre o valor que é cobrado das taxas das licenças ambientais.
O secretário lembrou ainda que desde o ano passado, o município de Picos está habilitado a emitir licenças ambientais, graças ao empenho do prefeito Kleber Eulálio, que criou uma estrutura necessária para que a Secretaria de Meio Ambiente ganhasse essa autonomia.

Gláuber informou que o Conselho de Meio Ambiente serve de consultoria para a SEMAM. Ainda de acordo com o secretário, a entidade também é deliberativa. “Ela, inclusive, rever processos de licença e processo de fiscalização”, disse.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Começa as atividades da 2ª Semana do Bebê de Picos

.
A celebração contou com atrações AINDA Culturais de Jovens Que fazem Parte de Projetos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Município.
Ja não Hospital Regional Justino Luz foram realizados testes de Triagem neonatal, Sendo o teste da orelhinha e linguinha COM a Dra. Mauricles e orelhinha e coraçãozinho Pela Dra. Ellen Barros. De Além de avaliação pediátrica com um Médica cardiologista Dra. Ellen Barros e fonoaudióloga com Dra. Mauriceles Macêdo.


O Projeto de Durante foram distribuidos Bolas e Brinquedos Pará criancas e kit parágrafo OS Recém-Nascidos.
O Projeto E UMA Parceria da Secretaria Municipal de Saúde, atraves da Coordenação de Ações de Saúde da Criança e do Adolescente; Secretaria de Governo; Secretaria de Cultura Esporte e Lazer; CIEP; Otoclínica e Fraternidade Cruzeiro do Sul da Loja maçônica Samaritana Segredo, Força e União Picoense e das Filhas de Jó Bethel 02 Picos- PI.






Na Oportunidade, selecionada FOI, nenhum Hospital Regional, a Primeira Criança de Picos nascida de parto normal, parágrafo receber uma chave fazer Perfeito Bebê, dia 16 de outubro no Gabinete do Prefeito. A Chama Bebê se Maria Vitória, Que nasceu com 3,100 kg, FILHA DE UMA Enfermeira.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Secretaria solicita à Câmara Municipal regularização da Getúlio Vargas da situação de rua para avenida




 A identificação da Getúlio Vargas como rua e não como avenida de Picos pelo cadastro dos Correios tornou-se uma preocupação e continua gerando debates sobre a forma como está sendo conduzida a formatação do Código de Endereçamento Postal (CEP) do município.
Desde o ano passado Picos passou a ter um Código de Endereçamento postal por ruas. Muitas delas possuem apenas um CEP. Outras estão identificadas com mais de um. A avenida Getúlio Vargas, por exemplo, consta como rua Getúlio Vargas identificada com o CEP 64600002.
Ao constatar a mudança, o secretário de Finanças do município de Picos, Francisco Carmélio Bezerra Costa, o Maninho, sugeriu à Câmara Municipal, através do vereador presidente Hugo Victor (PMDB), a imediata regularização da situação.


No entendimento do secretário, a falta de normatização dessas ruas e avenidas pode gerar embaraços junto à Receita Federal. É que no órgão não existe cadastro constando a Getúlio Vargas como avenida, e sim como uma rua de Picos. “Todos nós sabemos que ali é avenida Getúlio Vargas há mais de 60 anos”, destacou.
A solicitação de retificação partiu diretamente da secretaria de Finanças já que, esse tipo de alteração, depende exclusivamente de Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal.
 Por J.Pereira