Na última noite desta terça-feira, dia 16 de setembro, foi realizado uma sessão solene na Câmara Municipal de Picos, em comemoração 70 anos da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial. A solenidade contou com a presença de vereadores e muitos militares no plenário, que atenciosos ouviram os pronunciamentos do Presidente da Casa, vereador Hugo Víctor e do Coronel Ivan Carlos Soares de Oliveira, Comandante do 3º BEC.
O 3º Batalhão de Engenharia de Construção de Picos, esta comemorando durante toda esta semana,de 15 até 19 de setembro, os 70 anos da participação dos “pracinhas” da Força Expedicionária Brasileira, no Teatro de Operações, na Itália, por ocasião da 2ª Guerra Mundial. A programação inclui palestras para escolas públicas de Picos e para o público interno, relembrando as conquistas da FEB naquele conflito, além da exibição, no Clube dos Oficiais, de filmes e documentários sobre o tema.
Na mesma ocasião, o Capitão João Lima fez uma leitura destacando a saga dos pracinhas da FEB, que conquistaram importantes vitórias em território italiano, sendo as mais importantes, as tomadas de Monte Castelo e de Montese, ocorridas em fevereiro e abril de 1945, respectivamente.
A II Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, foi o conflito mais sangrento de todos os tempos. O Brasil declarou guerra aos países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) em 1942, depois que vários navios mercantes brasileiros foram atacados. Somente naquele ano, 19 embarcações foram alvejadas pelos alemães.
Seção de Comunicação Social/3º BEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário