segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ministério Público pede cassação dos mandatos dos vereadores José Luís e Diógenes Medeiros


O Ministério Público Eleitoral do Piauí ingressou com duas ações pedindo a cassação dos mandatos dos vereadores picoenses José Luís de Carvalho (PSB) e Diógenes Nunes Medeiros (PPS). Os dois são acusados de captação ilícita de sufrágios, a popular compra de votos, durante as eleições de outubro do ano passado.
A petição inicial solicitando a cassação dos diplomas dos vereadores José Luís e Diógenes Medeiros foi subscrita por todos os promotores eleitorais com atuação em Picos. O processo está tramitando normalmente na Comarca local e deve ser julgado até o próximo mês de abril.
Segundo o promotor eleitoral Marcelo de Jesus Monteiro Araújo, as ações foram impetradas pelo Ministério Público Eleitoral, em razão de existirem provas inequívocas de que os dois réus no processo foram beneficiados com captação ilícita de sufrágio, no popular a compra de votos.
Foi designada para o próximo mês de março a audiência de instrução e julgamento, tendo em vista que os dois réus arrolaram testemunhas para serem ouvidas.
“Após essa audiência, não havendo mais diligências, os autos do processo seguirão para as alegações finais das partes e, em seguida, o juiz eleitoral prolatará a sentença” – explica o promotor Marcelo de Jesus. Ele acrescenta que já foi dado aos acusados o direito constitucional da ampla defesa, ao contraditório, relembrando, no entanto, que as provas contra os dois são inequívocas.
O representante do Ministério Público explica ainda que, pela legislação eleitoral, o rito desse tipo de processo é célere. “A audiência de instrução e julgamento ocorrerá em março e no mês seguinte, em abril, já é possível que seja prolatada a sentença” – prevê.
Os réus
clique para ver a foto em tamanho realEleito vereador de Picos pela primeira vez em 2008, José Luís de Carvalho teve o mandato cassado em 13 de julho do ano passado acusado de infidelidade partidária pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Ele trocou, sem justa causa, o PV pelo PSB.
Nas eleições do ano passado José Luís de Carvalho concorreu a uma cadeira de vereador pela coligação “Juntos faremos muito mais”, formada pelos partidos do PSB/PP/PMN/PV, que tinha como candidata a prefeita a deputada Belê Medeiros (PSB). Foi eleito com 1.649 votos e no dia da posse mudou para o lado do prefeito Kléber Eulálio (PMDB).
O vereador Diógenes Nunes Medeiros concorreu à reeleição pela coligação “Para Picos crescer muito mais” (PPS/PRP) e, mesmo obtendo apenas 688 votos ganhou o pleito. Ele é sobrinho do ex-prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB) e primo da candidata derrotada Belê Medeiros (PSB).
Outro lado
O advogado dos dois vereadores, Mark Neiva, contestou as acusações do Ministério Público Eleitoral e garantiu que não existem provas inequívocas contra os seus clientes. “Não houve compra de votos” – resumiu.
Perca do mandato
 Segundo o promotor eleitoral da Comarca de Picos, Marcelo de Jesus Monteiro Araújo, as provas colhidas pelo Ministério Público Eleitoral contra os dois vereadores são inequívocas e apontam claramente para a captação ilícia de sufrágio, no popular a compra de votos. Por conta disso, tanto José Luís como Diogenes Medeiros podem perder os mandatos.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Secretário de Educação de Picos participa de encontro estadual

O Padre Valmir Lima, Secretário Municipal de Educação de Picos, está em Teresina onde participa de encontro, dias 24 e 25, promovido pela UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
Em pauta: Gestão pública; programas referentes à educação a nivel estadual e federal e atualização em procedimentos administrativos e jurídicos.
O evento acontece no auditório da APPM  e reúne secretários de educação de todos os municípios do Estado.
Padre Valmir vice-prefeito eleito em Picos
Padre Valmir vice-prefeito eleito em Picos
O secretário permanecerá na Capital até a próxima segunda-feira, 28, para participar de solenidade onde Picos será contemplada com a inclusão no Programa “Entra na Roda”, instituído pelo Governo Federal voltado para  projetos de educação permanente.
Sobre a questão referente ao acordo para pagamento de salários atrasados, que teria sido firmado entre a Secretaria de Educação de Picos e o SINDSERM – Sindicato dos Trabalhadores Municipais em Educação, e que não foi reconhecido pelo Prefeito, Valmir Lima disse que só irá se pronunciar após o seu retorno à cidade e depois de conversar pessoalmente com Kléber Eulálio.
fonte riachaonet

PM prende quadrilha suspeita de assaltar postos de combustíveis na região de Picos



A Polícia Militar de Picos juntamente com a Força Tática e o Ronda Cidadão prenderam na noite desta quinta-feira (24) por volta das 23h30, uma quadrilha acusada de assaltar postos de combustíveis na região de Picos.
De acordo com PM subtenente Bacelar, a prisão aconteceu após os assaltantes roubarem um posto de combustíveis identificado como “Posto Itaim-Canindé” na cidade de Vera Mendes. Segundo o subtenente, as vitimas que estavam no posto informaram ao cabo Campos, policial que trabalha na cidade de Itainópolis, que tinham sidos assaltados e se tratava de três elementos em um Fiat Pálio, de cor preta e estava sujo de lama.
Grande movimentação de policiais em  frente à Central de Flagrantes-Foto: Riachaonet
Grande movimentação de policiais em frente à Central de Flagrantes-Foto: Riachaonet
Com as informações, o policial ficou monitorando se passava algum veículo com estas características.  “Após cinco minutos o cabo Campos nos comunicou falando que o carro tinha passado na cidade e então no fomos daqui com destino ao município e encontramos com eles próximo a localidade Veados e na entrada que dá acesso a cidade de Itainópolis conseguimos captura-los”, conta Bacelar.
Acusados de particparem da quadrilha-Foto: Riachaonet
Acusados de participarem da quadrilha-Foto: PM de Picos 
Ao todo quatro pessoas foram detidas, Idevane de Sousa Silva e Alef Nogueira da Silva, ambos 19 anos de idade e oriundos da cidade de Aroazes, Michael Francisco Meneses, 33 anos, natural de Picos e uma mulher, Deize Pereira Lopes, 26 anos da cidade de Valença. Bacelar informou também que os acusados roubaram 134 reais do posto e ainda estavam em porte com 28 talões de cheques, um revólver calibre 38, com cinco munições e três aparelhos celulares.
Segundo a polícia, motorista da quadrilha-Foto: Riachaonet
Segundo a polícia, motorista da quadrilha-Foto: PM de Picos 
A policial conta ainda que Michael era o motorista e a mulher sua comparsa, já Alef e Idevane efetuavam os assaltos. A quadrilha também é suspeita de assaltar na última terça-feira (22) um posto de combustíveis na cidade de Ipiranga do Piauí e na quarta-feira (23) de assaltar um posto de combustíveis em Valença.
Dinheiro e pertences das vítimas que os assaltantes roubaram-Foto: Riachaonet
Dinheiro e pertences das vítimas que os assaltantes roubaram-Foto: Riachaonet
Os acusados foram levados para Central de Flagrantes da cidade de Picos para prestar depoimento e ficar à disposição do delegado plantonista.
Carro que a quadrilha usava para realizar os assaltos-Foto: Riachaonet
Carro que a quadrilha usava para realizar os assaltos-Foto: Riachaonet
Assalto ao posto de combustível
O assalto ao posto de combustíveis no município de Vera Mendes aconteceu por volta das 10h30 e segundo o frentista do posto “Itaim- Canindé” (pediu para não ser identificado), os dois elementos chegaram ao local com uma arma na mão e anunciaram o assalto. “Ainda recebi um tapa de um deles”, conta o frentista ainda nervoso com a ação dos assaltantes e acrescenta que eles saíram rápido. A polícia acredita que a quadrilha pode ser especializada em assaltos a postos de combustíveis, uma vez que em três dias realizou três assaltos em postos dos municípios vizinhos.