quarta-feira, 31 de maio de 2017

Exército sorteia rotas para carros-pipa da região de Picos

O Exército vai sortear nesta quarta-feira (31), os carros-pipa que vão atender 98 rotas em quatro cidades do Centro-Sul do estado. Ao todo, 390 pipeiros estão credenciados para disputar as vagas destinadas aos polos de Picos, Pimenteiras, Jaicós e Paulistana.
Segundo o comandante do 25º BC, coronel Francisco Nixon, a ideia é que todos os pipeiros participem da operação pelo menos uma vez. “Esses 98 que serão sorteados hoje já não participarão dos próximos, de modo que todos tenham feito uma rota pelo menos uma vez”, explicou.
O credenciamento dos pipeiros vem ocorrendo desde o dia 9 de abril. O trabalho é feito pela Comissão Especial de Credenciamento da Operação Carro-Pipa, coordenada pelo 25º BC. A área de atribuição do batalhão inclui 61 cidades divididas em 13 polos.
Além de Picos, Pimenteiras, Jaicós e Paulistana, o trabalho de credenciamento dos pipeiros já foi concluído para as cidades de Assunção do Piauí, São Miguel do Tapuio, Dom Inocêncio, São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, São João Piauí, Simplício Mendes, Oeiras. Para estes municípios, os sorteios serão feitos posteriormente.
Na semana passada, pipeiros decidiram paralisar a distribuição de água em Jaicós, município a 352 km de Teresina. O motivo da paralisação é uma redução na quantidade de água distribuída e na quilometragem a ser feita pelos pipeiros.
Fonte: Cidade Verde

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Inscrições do Sisu começa hoje segunda-feira 30


Os candidatos interessados em concorrer a vagas no ensino superior público já podem consultar a oferta do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre pela internet. As inscrições serão abertas na segunda-feira (29) e vão até dia 1º de junho.
Ao todo serão ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. O número é menor que o do segundo semestre do ano passado, quando foram ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior.
Para esta seleção, os candidatos deverão usar a nota do Enem 2016. Para participar, a nota da redação do Enem não pode ter sido zero.
O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nesta data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho.
As matrículas ocorrerão do dia 9 ao dia 13 de junho e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho.
Mais de 6,1 milhões de estudantes fizeram o Enem em 2016. A primeira edição do Sisu de 2017 ofertou mais de 238 mil vagas em 131 instituições públicas.
Fonte: Agência Brasil
Reprodução 
Reunião realizada na ultima quarta

A operação pipa no município de Jaicós voltou a ser discutida em uma nova reunião realizada na manhã da última quarta-feira, 25, no auditório da Assistência Social, com a participação de autoridades municipais, da Comissão Municipal de Defesa Civil, de representantes do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além dos pipeiros.
Os proprietários dos caminhões pipas contratados para atuarem na distribuição de água no município estão com as atividades paralisadas desde o início deste mês. Eles alegam que a prestação dos serviços ficou inviável depois das alterações feitas na planilha de trabalho, que diminuiu o número de cargas de água, bem como, a quilometragem e a quantidade de viagens entre o manancial de água cadastrado e ponto de descarga.
Atendendo a solicitações do Governo Municipal e da Comissão, na reunião de hoje, foram apresentados os dados de um levantamento feito pelo Exército sobre a demanda de distribuição de água no munícipio. O comandante do 25º BC, coronel Francisco Nixon, explicou que foi enviada uma equipe para percorrer cada cisterna, em cada localidade do município, com o objetivo de ver qual é a verdadeira necessidade de água, e se há necessidade de reajuste nas planilhas. Os dados apresentados foram questionados por representantes do município. A Comissão alega que existem cisternas exclusas do levantamento.
Foram várias as tentativas de acordos entre o Exército, a Comissão e os pipeiros. Umas das alternativas propostas pelo Exército foi diminuir a quantidade de pipeiros, reduzindo de oito para quatro, aumentado assim o valor de mensal por carro e a quantidade de cargas de água. Outra alternativa proposta pelos pipeiros seria o não pagamento do manancial de água, diminuindo as despesas, mas o município não dispõe manancial público com capacidade para atender a demanda da operação.
Para o comandante do Exército, a solução seria o reajuste dos valores, mas justificou que esse reajuste não depende do Exército, e sim, do Ministério da Integração Nacional, responsável pelos repasse de recursos.
Após horas de diálogo, a reunião terminou sem entendimento total entre as partes. A paralisação foi mantida e o município continuará, provisoriamente, sendo abastecido pelos caminhões pipas do Exército Brasileiro. O coronel Nixon, no entanto, afirmou que comboio militar vai continuar atuando em Jaicós por no máximo 20 dias, e vai parar.
Ao final, ficou acordado que a própria Comissão Municipal de Defesa Civil fará um novo levantamento da necessidade de abastecimento de água no município e encaminhará ao Exército. Os pipeiros também deverão comprovar documentalmente as alegações de prejuízo.
O comandante Nixon disse compreender as alegações feitas pelos pipeiros. “Eles [pipeiros] continuam firmes, não aceitam continuar trabalhando, pois afirmam que vão ter prejuízo. E eu entendo, por isso pedi que eles anexassem documentos comprovando as alegações. Realmente ninguém pode pagar para trabalhar, então, vamos anexar essa documentação e produzir um relatório informando nosso escalão superior. É o que nós podemos fazer neste momento”, disse.
O coronel afirmou que, diante do impasse, será cumprido o que consta no edital e alertou que o município poderá perder a operação. “Vamos seguir o que está previsto no edital. Como nenhum dos pipeiros selecionados quis continuar, vamos convocar outros pipeiros, e se não aparecer algum interessado, é possível que o município seja retirado da operação carro pipa”, disse Nixon. O coronel ressaltou que, de imediato, não tem como resolver o problema e que vai procurar junto ao prefeito e a COMDEC alternativas e soluções para o caso especifico de Jaicós.
O prefeito de Jaicós, Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, disse que o objetivo da reunião era resolver o impasse do abastecimento de água, e ainda lamentou a situação não ter sido resolvida. “Discutimos aqui os destinos da operação pipa em Jaicós, buscamos diversas alternativas para resolver definitivamente esse problema abastecimento de água da zona rural, mas, infelizmente, é mais complicado do que imaginávamos e não chegamos a um consenso”, disse o prefeito.
O gestor afirmou que vai documentar os novos fatos e continuar a busca pela solução do problema. “Vamos fazer um novo levantamento sobre a demanda de água, junto a Secretaria de Agricultura e a COMDEC, e mostrar que essa planilha proposta pelo Exército é insuficiente para abastecer o município. Nós vamos recorrer a todas as alternativas existentes. O que não queremos é que o nosso município seja penalizado”, disse.

Fonte: cidadesnanet

Agência de Desenvolvimento Habitacional fará entrega de 27 casa, município de Geminiano


Imagem reprodução Internet
A diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, assina, na terça-feira (30), em Picos, a ordem de serviço para a construção de 35 unidades habitacionais no município.

Ainda no dia 30, a diretora-geral da ADH fará a entrega de 27 casas no município de Geminiano. Os beneficiários também são agricultores e trabalhadores rurais que moravam em casas de taipa e agora estão conquistando uma moradia digna, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural, o PNHR.
Também nesta semana, uma equipe de assistentes sociais da ADH se desloca para Geminiano com o objetivo de fazer o trabalho social junto às famílias contempladas com os imóveis.
CCOM PI

sábado, 27 de maio de 2017

Concurso da PM só deve terminar em dezembro


Uma portaria conjunta da Secretaria de Administração e Polícia Militar publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (26), estabelece o cronograma completo do concurso da PM após a anulação da primeira etapa do certame por vazamento de questões. A nova prova, como já havia sido divulgado, acontece dia 09 de julho, já a divulgação do resultado final do concurso está previsto para 22 de dezembro.
Entre os dias 14 e 17 de agosto vai acontecer a segunda etapa do concurso com a realização dos exames de saúde (médico e odontológico).
A terceira vai de 28 de agosto a 1º de setembro e compreende ao teste de aptidão física. O exame psicológico será aplicado em 23 de setembro. A investigação social do candidato vai acontecer no período de 6 a 8 de novembro.
Entenda a anulação
A primeira etapa do concurso foi anulada após vazamento de cinco questões da prova de português e da constatação de tentativas de fraude ao certame.
Ao todo, a polícia ouviu mais de 20 pessoas ligadas ao Núcleo de Promoção e Concursos (Nucepe) e à gráfica responsável pela impressão das provas do concurso. Hoje, apenas um homem permanece preso, do total de 12 autuados em flagrante no dia da prova. 
O certame da PM-PI teve mais de 32 mil inscritos que disputaram 400 vagas distribuídas em várias cidades do Piauí. O encerramento das provas se deu às 13h do último domingo (21). Não haverá novas inscrições.
Cidade Verde

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Confira Boletim da Câmara Municipal desta quinta feira dia 25 de maio de 2017



PROJETOS A SEREM ENVIADOS PARA AS COMISSÕES PERMANENTES COM A FINALIDADE DE RECEBEREM SEUS RESPECTIVOS PARECERES TÉCNICOS.
- Projeto Lei do Prefeito Municipal de Picos, que autoriza O Poder Executivo Picoense a conceder reajuste salarial aos servidores efetivos, beneficiários do plano de cargos, carreiras e salários da administração direta e indireta do Município de Picos-PI.
- Projeto Lei assinado pelos Vereadores: Rinaldinho, Hugo Victor e Chaguinha, reconhecendo de utilidade pública municipal a Loja Maçônica Arte Real Picoense.

PROJETOS A SEREM VOTADOS EM 1ª VOTAÇÃO:
- Projeto Lei da Verª. Dalva Mocó que denomina  de RUA AUDY VALE,  a atual rua Projetada “D”, ligando a Rua Josino Araújo a Rua João Felipe de Araújo, localizada no loteamento “Antonio Egídio da Luz” no bairro Ipueiras, nesta Cidade de Picos – PI.
- Projeto Lei do Ver. Maté que denomina de RUA JOÃO ACELINO DE ARAÚJO, a   rua Projetada que liga a Av. Joaquim Evêncio a propriedade dos herdeiros  de Antonio Claro da Luz,  localizada no bairro Ipueiras, nesta cidade de Picos.
- Projeto Decreto Legislativo do Ver. Rinaldinho concedendo o título de cidadã picoense a Capitã Ana Cléia Diniz – Comandante do Corpo de Bombeiros de Picos.
- Projeto Lei do Ver. Simão Carvalho que denomina em toda sua extensão, de Antonio Gameleira, a atual via pública (estrada vicinal), com inicio na PI-375 que liga Picos a Santana do Piauí na Altura do Povoado Gameleira dos Galdinos, finalizando na última residência do Povoado Carnaíbas.
- Projeto Lei assinado pelos Vereadores: - Valdivia, Afonsinho, Renato, Carlos Luís, Toinho de Chicá, Rinaldinho, Simão Carvalho e Dedé Monteiro, revogando os artigos 79, Inciso I e Art. 80 da Lei Municipal nº 1.666/90, que trata de coleta, remoção e destinação de lixo neste Município.

REQUERIMENTOS:

Verª. Dalva Mocó solicita da Coordenadora Municipal da Juventude que seja reativado o projeto “Cinema nas Ruas”. Em outro requerimento a Vereadora solicita do Governo do Estado que seja feita a iluminação da Av. Doroteu Néres, no trecho que interliga as BRs-316 e 407 no bairro Paraibinha.

Ver. Maté  solicita do Prefeito Municipal de Picos que seja feita recuperação das estradas vicinais do povoado Bocolô.

Verª. Creusa Nunes requer do Secretário de Serviços Públicos que seja feita limpeza geral nas ruas do Conjunto Habitacional Petrônio Portela – COHAB I, bem como no calçadão da Av. Beira Rio.

Ver. Simão Carvalho requer do Prefeito Municipal de Picos que sejam construídas praças públicas com a instalação de academias populares nos seguintes povoados: Cristovinho, Junco dos Monteiros, Curralinho I e II, Carnaíbas, Gameleira dos Galdinos, Estrivaria, Bocolô e Valparaiso.

Ver. Zé Luís requer do Secretário Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana que seja feita sinalização da rotatória localizada no bairro Morada Nova.

Ver. Dedé Monteiro requer do Secretário Municipal de Obras que faça a desobstrução e o calçamento da rua José Apolinário da Silva, que liga a rua Armínio Rocha com a rua Landre Sales no bairro Bomba. Em outro requerimento o Parlamentar requer da Eletrobrás e da Empresa de Telecomunicações OI  que faça o afastamento dos postes fincados na estrada que liga a BR-316 no povoado Fátima do Piauí a Chapada do Mocambo, para que possa ser executado o serviço de asfaltamento da mesma.

Ver. Renato Ibiapino requer da Presidência desta Câmara o envio de votos de pesar aos familiares enlutados de Francisco de Sousa Moura, conhecido em vida por Fantinha.

Picos (PI), 25 de maio de 2017.


João Marcos Rufino do Rego

Secretário Geral da Câmara

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Advogada Antônia Maria toma posse como secretária de Finanças

A posse aconteceu na manhã desta quarta-feira dia 24. A advogada Antônia Maria, é esposa do vereador José Rinaldo Cabral, o Rinaldinho,  agora  ela assume a secretária de Finanças do município.

 A solenidade de posse foi realizada na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues.
A solenidade foi prestigiada pelos secretários da administração municipal; vereadores; o deputado estadual Severo Eulálio e amigos e familiares da nova chefe da pasta das Finanças.

Antônia Maria ocupou a vaga deixada pela jornalista Maria Santana, que estava na pasta desde o início da atual gestão do Padre Walmir.


Fonte< Jornalista292

Prova objetiva do concurso da PM será reaplicada dia 09 de julho, diz reitor

Aplicação continuará a cargo da NUCEPE
Foto: Cidadeverde.com
O reitor Nouga Cardoso, da Universidade Federal do Piauí (Uespi), confirmou hoje (24) que a primeira etapa do concurso da Polícia Militar do Piauí será realizada no dia 9 de julho. Inicialmente, a reaplicação aconteceria no dia 2, mas na mesma data haverá realização de outro concurso. 
Após vazamento de cinco questões da prova de português e da constatação de tentativas de fraude ao certame, o comando da Polícia Militar e o Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos) decidiram anular a prova, aplicada no último dia 21. 
Agora, o Nucepe continua responsável pela realização das cinco etapas do concurso, mas a prova objetiva será elaborada e impressa por uma empresa de fora do Piauí.
"Entendemos que o Piauí pede por segurança e esses candidatos aprovados devem estar atuando já no próximo ano. Então, para dar celeridade, essa foi a melhor solução encontrada. A empresa contratada é idônea e já fizemos esse tipo de contrato antes, não é algo novo para o Nucepe", disse o reitor. 
Contudo, questionado sobre os riscos de novos vazamentos da prova, o reitor manifestou-se de forma curiosa: "A única possibilidade de um indivíduo não morrer, é não nascer". E completou: "A prova deverá ser impressa em algum lugar, por mãos humanas, riscos existem em todos os concursos, como houve no Enem há três anos", lembrou. 
O reitor destacou, ainda assim, que todas as precauções para garantir a lisura do certame estão sendo tomadas e que a aplicação da prova, no Piauí, ficará a cargo do Nucepe com apoio da Polícia Civil e da PM do Piauí. 
O aditivo ao edital do concurso deverá ser divulgado na próxima segunda-feira (29), com as datas oficiais da primeira e das outras quatro etapas do certame. 
Quanto às investigações sobre o vazamento, o reitor destacou que confia no trabalho da Polícia Civil. "Esperamos que desvendem esse crime, para que a Uespi e o Nucepe possam retomar os trabalhos com a confiança que sempre tivemos junto ao povo piauiense. Até o momento, não sabemos quem foi o responsável pelo vazamento". 
Um preso
Hoje, apenas um homem permanece preso, do total de 12 autuados em flagrante no dia da prova. Ele está preso preventivamente por já ter atuado em fraudes anteriores, no concurso do Tribunal de Justiça e do Corpo de Bombeiros do Piauí.
Ele é piauiense e já estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. No momento da prisão, o suspeito estaria negociando um suposto gabarito da prova, que ainda será periciado. 
Depoimentos 
Ao todo, a polícia ouviu mais de 20 pessoas ligadas ao Núcleo de Promoção e Concursos (Nucepe) e à gráfica responsável pela impressão das provas do concurso.
O delegado Kleydson Ferreira, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), responsável pela investigação, disse que ainda está sendo apurado o responsável pelo vazamento de questões do certame e que 'nenhuma possibilidade está descartada'. 
Cidadeverde.com

20 políticos do Piauí aparecem em lista da JBS

Uma planilha entregue pela JBS à Procuradoria Geral da República (PGR) mostra que 20 políticos do Piauí que disputaram as eleições 2014 receberam financiamento da empresa de Joesley Batista através dos seus partidos. A lista inclui deputados federais, estaduais e o senador Ciro Nogueira (PP). A planilha com todos os nomes foi divulgada pelo jornalista Fausto Macêdo, do Estadão. Veja a lista completa aqui
O senador Ciro Nogueira, segundo a planilha, teria recebido o maior valor: R$ 2,4 milhões.  A esposa dele, deputada federal Iracema Portela, vem logo atrás com R$ 695 mil.
Os nomes dos deputados Silas Freire e Mainha também aparecem na lista com financiamento pela JBS de R$ 200 mil e R$ 100 mil, respectivamente. A empresa citou ainda o deputado Merlong Solano (PT) – R$ 6.600 – hoje secretário de governo, além do suplente de deputado federal Flávio Nogueira (PDT) com R$ 100 mil.
Em âmbito estadual, cinco deputados tiveram seus nomes citados pela JBS. São eles: Flávio Nogueira Junior (PDT) – R$ 35 mil, Julio Arcoverde (PP) – R$ 304 mil, Fábio Xavier – R$ 200 mil, Fábio Novo (PT) – R$ 3.179 e Cícero Magalhães (PT) – R$ 3.179
A lista contém ainda nomes de candidatos, como:
  • José Carvalho Rufino (PCdoB) – R$ 58.900
  • Maria Rosalina dos Santos (PT) – R$ 3.179
  • Francisco Guedes (PT) – R$ 3.179
  • Junior do MP3 (PT) – R$ 1.800
  • Carlos Alberto Pereira da Silva (PT) – R$ 3.179
  • Rosângela Maria da Costa Gomes (PT) – R$ 3.179
  • Reynolds José Benício (PT) – R$ 2.300
Veja notas de esclarecimentos de diretórios e políticos citados
PCdoB
a) A Direção Nacional do PCdoB recebeu contribuições eleitorais de pessoas físicas e jurídicas, dentre elas, a JBS;
b) A Direção Nacional transferiu para a campanha de seus candidatos no Piauí, Osmar Junior e Zé Carvalho, a importância de R$ 708.800,00 (setecentos e oito mil, oitocentos reais), conforme prestações de contas rigorosamente dentro do que determina a legislação eleitoral vigente e aprovadas pelo TRE/PI;
c) A revelia da origem de contribuições de campanha, a militância e a Direção do PCdoB, notadamente os ocupantes de cargos de representação política, jamais abdicaram, nem abdicarão, de compromissos programáticos em defesa da uma sociedade mais justa, dos interesses nacionais e da democracia.
Teresina, 23 de maio de 2017
Direção Estadual do PCdoB/PI
Francisco Guedes
Até a campanha eleitoral do ano de 2014 a legislação eleitoral permitia a doação de recursos para campanha por pessoas jurídicas (empresas). Apenas a partir da minirreforma eleitoral (lei 13.165/2015) é que ficaram vedadas as doações eleitorais por empresas.
Assim, todas as doações que o PT do Piauí recebeu foram realizadas estritamente dentro dos parâmetros legais. Os recursos foram destinados às campanhas de diversos candidatos, que, por sua vez, prestaram contas à Justiça Eleitoral. Todos os dados podem ser consultados na página oficial do TSE.
Por fim, o Partido espera que seja rapidamente esclarecida nas investigações a diferença entre propina, doação legal e caixa 2. E repudia a tentativa de criminalizar as doações legais recebidas por partidos e candidatos dentro do permitido legalmente (PT/PIAUÍ).
Merlon Solano
Não tive contato com qualquer pessoa da JBS. A doação que recebi da empresa (R$ 6.600) é fruto de repasse do diretório nacional ao diretório estadual do PT. Todas as doações que recebi ocorreram dentro da legalidade e foram declaradas ao TSE.
Fonte:Cidadeverde.com

terça-feira, 23 de maio de 2017

RAIMUNDO FILHO PEDE EXONERAÇÃO DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PICOS

O empresário Raimundo Filho pediu exoneração da Secretaria Municipal de Administração de Picos. O fato aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22. Em entrevista  o empresário informou que comunicou a sua decisão diretamente ao prefeito Pe. Walmir Lima (PT), e já protocolou todos os documentos necessários para a sua saída.

Raimundo Filho informou que está deixando a prefeitura de Picos porque precisa de mais tempo para dedicar as empresas do Grupo R.SÁ. O empresário destaca que não houve nenhum desentendimento político que tenha motivado o seu pedido de exoneração. Ele frisou que torce pelo sucesso da atual administração municipal por entender que o prefeito possui “boa vontade”.

O empresário Raimundo Filho estava na administração municipal desde o dia 02 de janeiro deste ano, ou seja, desde o início do segundo mandato do Pe. Walmir Lima. Ele foi convidado diretamente pelo prefeito para assumir o cargo de Secretário de Administração. Era ideia do Pe. Walmir profissionalizar a gestão municipal.

Durante esse período o secretário tomou algumas medidas, como a realização de um cadastro dos servidores públicos para organizar a gestão pública. Pelo menos 215 pessoas deixaram de se cadastrar, o que mostrou a necessidade da atualização dos servidores. Raimundo Filho disse que não houve conversa sobre quem será seu substituto na pasta.

Jailson Dias /Folhaatual

Policial Militar é esfaqueado durante abordagem em Picos

Por volta das 13h desta segunda-feira, 22, policiais militares realizaram abordagens no povoado Samambaia dos Marques, após receberem denúncias que Raimundo Nonato Pereira da Silva, residente no local, era o autor de vários furtos de motocicletas em Picos.
De acordo com o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Edwaldo Viana, uma equipe fez campana próximo a residência do suspeito no objetivo de capturá-lo.
“Quando ele se aproximou da guarnição o sargento Rodrigues tentou abordá-lo, mas o mesmo foi em direção dos policiais com uma faca e acabou lesionando o cabo Atan no braço. Em legítima defesa o policial efetuou um disparo na perna do Raimundo na intenção o barrar”, explicou o comandante.
Ainda segundo Viana, foi encontrado com Raimundo uma motocicleta Biz com o chassi raspado e uma motocicleta YBR, que podem ser produtos furtados.
“O nosso policial está bem. O tiro atravessou a perna do suspeito, mas não chegou a atingir nenhuma veia. Ele está no hospital. Os veículos encontrados com ele foram encaminhados para a Central de Flagrantes”, disse o tenente coronel.
Fonte: Picos40graus

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Juiz nega pedido de cassação do Padre Walmir

Juiz julga improcedente ação contra o prefeito de Picos.
Em sentença prolatada no último dia 16 de maio e publicada nesta segunda-feira, 22, no Diário da Justiça Eletrônico, o juiz da 62ª Zona Eleitoral, José Airton Medeiros de Sousa, julgou improcedente pedido de cassação dos mandatos do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e do seu vice, Edilson Alves de Carvalho (PTB).
 
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aime) foi impetrada pela coligação “Pra cuidar da nossa gente”, composta pelos partidos do PP, MB, PRP, PPS, PROS, PV, REDE, PHS e PR, encabeçada pelos candidatos derrotados, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP) e Antônio Afonso Santos Guimarães (PMB).
           
Na denúncia, os advogados de Gil Paraibano (PP), alegam que o Padre Walmir (PT) e Edilson Carvalho (PTB veicularam matérias em sítios eletrônicos enaltecendo suas qualidades e as ações de seu governo. Ao mesmo tempo, alegam que foram veiculadas matérias depreciando a imagem do candidato a prefeito da coligação “Pra cuidar da nossa gente”.
 
A audiência de instrução e julgamento foi realizada no dia 27 de março e no dia 5 de abril, a promotora eleitoral Aa Cecília Rosário Ribeiro, emitiu parecer favorável, manifestando-se pela procedência da ação de investigação.
 
Improcedente
 
Em sentença de onze páginas o juiz da 62ª Zona Eleitoral, José Airton Medeiros de Sousa, julgou improcedente o pedido. A decisão foi prolatada após o magistrado analisar, em separado, as matérias/fatos trazidos por ambas às partes. O juiz entendeu que não há prova do abuso dos meios de comunicação por parte da campanha do prefeito Padre Walmir (PT) e do vice, Edilson Carvalho (PTB), por isso julgou o pedido improcedente.

Fonte:José Maria/Jornal de Picos

domingo, 21 de maio de 2017

Vereador Rinaldinho passa integrar base governista em Picos

Foto:Luciana Santos
O vereador José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho (PP), deixou a oposição e agora passará a integrar a base aliada do prefeito Pe. Walmir Lima (PT) na Câmara Municipal de Picos. Informações extraoficiais dizem que o parlamentar já conversou com o gestor e acertou o seu apoio nessa semana, com isso a situação passará a contar com nove maioria absoluta no parlamento.
Com o desembarque do vereador Rinaldinho na base aliada, acontecerá uma mudança no primeiro escalão da administração do Pe. Walmir Lima. A esposa do vereador, Antônia Maria, assumirá a Secretaria de Finanças no lugar da jornalista Maria Santana, que estava à frente da pasta desde o dia 02 de janeiro de 2017.
Maria Santana, pessoa de confiança do Pe. Walmir Lima, será lotada no gabinete do prefeito como assessora especial.
Rinaldinho
O vereador Rinaldinho disputou as eleições de 2016 pela coligação encabeçada pelo ex-prefeito Gil Paraibano. Nas eleições de 02 de outubro Rinaldinho recebeu 1309 votos, o que corresponde a 3,06% do total. Ele ficou em 8° lugar entre os 15 eleitos renovando o seu mandato pela 4° vez consecutiva.
No dia 1° de janeiro, quando tomou posse, Rinaldinho apoiou o vereador Hugo Victor (PMDB) na renovação do mandato deste como presidente da Câmara Municipal e se tornou o vice-presidente do legislativo. Desde o início do ano ele adotou uma postura moderada quanto a administração do Pe. Walmir Lima, evitando fazer críticas a atuação do gestor.
Fonte: Jaílson Dias/ Folha Atual

Vereador Carlos Luís, pede licença para tratamento de saúde

Foto:Luciana Santos
O vereador Carlos Luís (PSDB) fez o anuncio, na última quinta-feira dia 18, que irá se afastar da câmara Municipal de Picos por 121 dias, para tratamento de saúde. Durante o período em que ele tiver de licença, será substituído pelo suplente de vereador Antônio de Moura Martins (PCdoB).


O parlamentar deverá oficializar junto à mesa diretora do legislativo, o seu pedido de afastamento, em requerimento onde será colocado em votação na próxima sessão para o plenário decidir. Sendo aprovado, o presidente da casa convoca o suplente para tomar posse.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Confira o boletim informativo da Câmara Municipal de Picos desta quinta eira dia 18 de maio de 2017




PROJETOS A SEREM ENVIADOS PARA AS COMISSÕES PERMANENTES COM A FINALIDADE DE RECEBEREM SEUS RESPECTIVOS PARECERES TÉCNICOS.

- Projeto Lei assinado pelos Vereadores: - Valdivia, Afonsinho, Renato, Carlos Luís, Toinho de Chicá, Rinaldinho, Simão Carvalho e Dedé Monteiro, revogando os artigos 79, Inciso I e Art. 80 da Lei Municipal nº 1.666/90, que trata de coleta, remoção e destinação de lixo neste Município.
- Projeto Lei do Ver. Simão Carvalho que denomina em toda sua extensão, de Antonio Gameleira, a atual via pública (estrada vicinal), com inicio na PI-375 que liga Picos a Santana do Piauí na Altura do Povoado Gameleira dos Galdinos, finalizando na última residência do Povoado Carnaíbas.

PROJETOS A SEREM VOTADOS EM 1ª VOTAÇÃO:
- Projeto Lei da Verª. Dalva Mocó que denomina  de RUA AUDY VALE,  a atual rua Projetada “D”, ligando a Rua Josino Araújo a Rua João Felipe de Araújo, localizada no loteamento “Antonio Egídio da Luz” no bairro Ipueiras, nesta Cidade de Picos – PI.
- Projeto Lei do Ver. Maté que denomina de RUA JOÃO ACELINO DE ARAÚJO, a   rua Projetada que liga a Av. Joaquim Evêncio a propriedade dos herdeiros  de Antonio Claro da Luz,  localizada no bairro Ipueiras, nesta cidade de Picos.
- Projeto Decreto Legislativo do Ver. Rinaldinho concedendo o título de cidadã picoense a Capitã Ana Cléia Diniz – Comandante do Corpo de Bombeiros de Picos.

PROJETOS A SEREM VOTADOS EM 2ª VOTAÇÃO:
- Projeto Lei do Prefeito Municipal de Picos, que dispõe sobre a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, para o exercício financeiro de 2018.
- Projeto Lei do Ver. Chaguinha, denominando de Rua José Bertino a Rua III Rua Professor Barros Araújo a rua XXII, Rua Engº. Luís Bernardes a rua IV, Rua Profª. Jesus Martins a Rua IX, Rua Absolon Nunes a  Rua XIII, Rua Doutor Borges a rua XV, Rua Maria Anisia de Lima a rua XVI, Rua Dr. José Nunes, a rua XVIII e Rua Vereador José de Nêgo a rua XXI, ambas localizadas no bairro Belo Norte.
- Projeto Lei do Ver. Carlos Luís, que dispõe sobre a proibição de veiculação de propaganda oficial, realizada com recursos públicos do Munícipio de Picos, sobre obras não concluídas e dá outras providencias.

REQUERIMENTOS:

Verª. Dalva Mocó solicita da Secretária Municipal de Educação, que seja feita a climatização da Escola Municipal São Gabriel na Cipaúba e a Creche Tia Gerusa no Bairro Pedrinhas.

Ver. Maté  solicita do Secretário de Serviços Públicos que seja feita capinação e limpeza geral nas ruas Sobradinho I e II no bairro Aerolândia.
  
Verª. Creusa Nunes requer da Prefeitura de Picos que seja feito o roço nas laterais da estrada que liga o bairro Aroeiras do Matadouro a Tabatinga, bem como seja feita a reposição das lâmpadas do bairro Aroeiras do Matadouro até Cajazeiras adentrando em Capitão de Campos, Pitombeira, Alegre, Volta do Morro, Cantinho, Vigia e Tabuleiro.

Verª. Valdivia Santos solicita da Secretária Municipal de agricultura que faça uma vistoria e o conserto na rede de abastecimento d’água do povoado Samambaia, para atender a demanda dos moradores.

Ver. Chaguinha  requer do Prefeito padre Walmir Lima a construção e uma UBS – Unidade Básica de Saúde para atender os moradores do Conjunto Morada Nova, Gameleira dos Galdinos e Estrivaria.

Ver. Simão Carvalho requer do Prefeito Municipal de Picos e do  Secretário de Meio Ambiente que seja feito o desmatamento e a dragagem do leito do rio guaribas no perímetro urbano de Picos, com a reativação da prainha. Em outro requerimento o Parlamentar  requer do Ministério da Saúde a liberação dos recursos para conclusão das UBS (Unidade Básica de Saúde) dos bairro Emaús e Samambaia.

Ver. Renato Ibiapino solicita do Prefeito Municipal que seja feito o complemento do saneamento básico das ruas: Zuza Lino; Nossa Senhora dos Milagres, Abílio Coêlho e Beira Rio, no trecho entre as ruas São Raimundo e Padre Cícero no bairro São Sebastião, bem como, seja feita a cobertura da galeria central do referido bairro.

Ver. Zé Luís requer do Secretário de Obras que faça a construção de uma praça pública no terreno situado ao lado do Posto de Saúde do bairro São José.

Ver. Toinho de Chicá solicita da Prefeitura de Picos que faça a complementação do calçamento das ruas: Marcos Parente, Monsenhor Hipólito, São Sebastião e Carlos Marcilio no trecho que vai da Av. Severo Eulálio até o final da rua no bairro Canto da Várzea.

Ver. Dedé Monteiro requer do Prefeito Municipal de Picos e da Secretária Municipal de Saúde que seja construída uma UBS – Unidade Básica de Saúde no povoado Junco dos Monteiros. Em outro requerimento o Parlamentar requer do DER/PI, que faça a instalação da placa informando a fonte e o valor dos recursos, o prazo de execução e a empresa responsável pelo serviço de asfaltamento da PI que liga a BR-316 no povoado Fatima do Piauí a Chapada do Mocambo. 

Ver. Simão Carvalho requer da Presidência desta Câmara o envio de votos de pesar aos familiares enlutados do saudoso José Acelino de Araújo, falecido no dia 15 de maio do corrente ano aos 93 anos de vida.

Picos (PI), 18 de maio de 2017.


João Marcos Rufino do Rego

Secretário Geral da Câmara

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Começa hoje a Semana Nacional de Museus


Nesta quinta-feira (18) é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Para celebrar a data, todos os anos é realizada a Semana Nacional de Museus, que na sua 15ª edição traz como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Em Teresina, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes (MUP) vai realizar uma programação com mesas redondas, exposições e apresentação de documentário com temática voltada para discussões sobre as questões de saúde mental em Teresina.

Na quarta-feira (17) acontece a abertura oficial com apresentação cultural, em seguida, às 9h, terá uma mesa redonda com o tema sobre o tema “Mentes Revisitadas”, com o diretor do Hospital Areolino de Abreu, Dr. Ralph Webster Cavalcante. No mesmo horário, será aberta à visitação a exposição “As peripécias do inconsciente”.

Na quinta-feira (18) a exposição continua aberta para visitação e às 14h haverá apresentação do documentário “Holocausto Brasileiro”. Após a exibição, terá uma roda de discussão com estudantes.

No último dia de evento (19), terá ainda apresentação do filme brasileiro “Bicho de Sete Cabeças”, e às 16h30 haverá o encerramento com apresentação musical.

“Essa é uma data muito importante para todos os museus, é uma forma de dar visibilidade ao espaço museológico e atrair maior quantidade de visitantes. E este ano vamos debater sobre saúde mental e a importância da arteterapia associada à medicina no seu tratamento. Tenho certeza que será um tema que vai trazer grandes esclarecimentos ao púbico”, explica a coordenadora do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, Dora Medeiros.

O Museu Ozildo Albano, em Picos, também vai lembrar a data com atividades que vão de 17 a 19 de maio. Durante a programação, a casa vai contemplar uma temática que durante séculos foi esquecida não apenas pelos museus tradicionais como por outras instituições: “O Movimento Negro e os Povos de Terreiro”. No dia 17 acontece a abertura do evento com apresentações culturais e exposição “Movimento Negro e Povo do Terreiro”. No segundo dia de evento haverá bate-papo com o tema “Os Terreiros e a Intolerãncia Religiosa”. No último dia, o evento será encerrado com o lançamento do documentário “Mistérios e Encantos da Cidade de Pedras”, que narra uma riqueza natural da região de São José do Piauí contada sob histórias de moradores da região e turistas.


Programação

TEMA: “MUSEUS E HISTÓRIAS CONTROVERSAS- DIZER O INDIZÍVEL EM MUSEUS”
PROGRAMAÇÃO
Dia 17/05/2017- (Quarta-feira)
17:00 h - Apresentações culturais
17:30 h - Abertura da Exposição “Movimento negro e o Povo do Terreiro”
Curadoria: Pró Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários - PREX- UESPI
Local: Museu Ozildo Albano/Praça Josino Ferreira
Dia 18/09/2017 - (Quinta-feira)
8:00 às 11:30h – Visita Mediada
Local: Museu Ozildo Albano
14:00 às 16:00 h- Bate-papo sobre o tema: “Os Terreiros e a Intolerância Religiosa”
Participação: Militantes e Ativistas Culturais.
Local: Memorial Ozildo Albano- Museu Ozildo Albano/ Praça Josino Ferreira.
Dia 19/05/2017- (Sexta-feira)
8:00 às 11:00h – Visita Mediada
Local: Museu Ozildo Albano
14:00 às 16:00 h- Lançamento do Documentário “Mistérios e Encantos da Cidade de Pedras”
Direção e Roteiro: Maria Nilza Carvalho
Direção de Fotografia: Sávio Magalhães
Produção: Valtania Barros e Isadora Roque
Local: Memorial Ozildo Albano- Museu Ozildo Albano/ Praça Josino Ferreira.
 
A 15ª Semana Nacional dos Museus é uma realização do Ministério da Cultura por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e no Piauí tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). As atividades programadas pelos museus incluem exposições, visitas guiadas, apresentações culturais, palestras e mostra de filmes.
Fonte:Ascom

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Secretaria de Educação de Geminiano faz homenagem ao Dia das Mães

A Secretaria de Educação de Geminiano por meio de sua equipe de coordenadores, professores, gestores, colaboradores e com a parceria da administração municipal organizou um evento especial para homenagear as mães de alunos da rede municipal de ensino.
A homenagem foi realizada nesta sexta-feira (12), na escola da Escola João Joaquim de Araújo, e contou com participação significativa das mães que vieram receber e agradecer o gesto de carinho e lembrança pelo seu dia. Por isso, atentamente elas acompanharam e participaram de todas as homenagens.
A secretária Erica Carvalho ressaltou o apoio recebido por parte do prefeito Erculano Carvalho e agradeceu a participação das mães presentes. “Estou muito feliz em poder estar aqui com essas centenas de mães geminianenses, que fizeram e fazem por merecer um dia especial”, destacou.
Ao final do evento as mães participaram de um jantar e do sorteio de diversos brindes, tudo isso com a animação da banda local Estação Fá.
VEJA GALERIA DE FOTOS:





















Fonte:GRANDEPICOS