sexta-feira, 29 de julho de 2016

Chaguinha reúne correligionários e amigos e lança pré-candidatura a vereador em Picos

FOTO;José Maria Barros

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 29, o jornalista Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha), do PTB, lançou sua pré-candidatura a vereador de Picos. A convenção do partido acontecerá no próximo dia 4 de agosto, às 17 horas, na quadra de esportes do Colégio Santa Rita.

O lançamento da pré-candidatura de Chaguinha foi realizado na Academia de Letras da Região de Picos (Alerp) e reuniu familiares, amigos e apoiadores. Também presentes a presidente do diretório municipal do PTB, Irmã Bernadete; ex-prefeito José Néri de Sousa (PT) e o atual gestor, Padre José Walmir de Lima (PT).
 
O deputado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Nerinho (PTB), não pode comparecer, mas enviou uma mensagem via telefone destacando as qualidades do pré-candidato Chaguinha.
 
“Não tive como marcar presença, mas pode contar comigo! Tu sabes do carinho e da admiração que tenho por ti! Sei da sua garra, fidelidade e do amor que nutre por Picos. Siga em frente e fique certo do apoio da família do PTB” – anunciou Nerinho.
 
O ex-prefeito José Néri de Sousa (PT) ressaltou o trabalho de Chaguinha junto às comunidades e garantiu que o PTB dará o apoio necessário para que ele consiga uma cadeira na Câmara Municipal de Picos.
 
Presente à solenidade, o Padre Walmir (PT) disse que se sentia feliz em poder contar com o apoio de pessoas de bem como Chaguinha. Segundo ele, um preparado, com ideias e propostas para o bem da comunidade. “Trata-se de um amigo com experiência em administração e que só faz reforçar o nosso grupo” – pontuou o prefeito.
 
Agradecimentos
 
Em seu pronunciamento Chaguinha agradeceu a presença dos familiares, amigos, apoiadores e das autoridades. Ele disse que sempre sonhou ser vereador para trabalhar em prol da comunidade de Picos, especialmente as comunidades mais carentes.
 
“Minha busca por uma cadeira na Câmara de Vereadores não é para adquirir riqueza, prestígio ou conforto, pois isso já consegui com meu trabalho. Quero mesmo é contribuir com o meu povo e minha cidade. Um sonho de menino que está vivo até hoje! Espero alcança-lo nesta eleição” – ressaltou Chaguinha.
 
Sobre as coligações proporcionais, ele disse que defende uma aliança que seja boa para todas os partidos que integram a base de apoio do prefeito Padre Walmir (PT). Nessa perspectiva, ele aponta como solução a formalização de três coligações ou então todas as siglas juntas.
JORNAL DE PÍCOS/ José Maria

Segurança de Picos contará com policiamento aéreo

A novidade foi divulgada pelo comandante do 4º BPM, Edwaldo Viana
De acordo com o relações públicas do 4º BPM, tenente Edivan Martins, o comandante Edwaldo Viana suspendeu as férias dos policiais para aumentar o efetivo na rua, que já conta com o apoio da equipe do Bope e do Rone, de Teresina.
FOTOREPRODUÇÃO

Nas duas últimas semanas inúmeros assaltos, principalmente a estabelecimentos comerciais, além de crimes de homicídios têm sido registrados de forma rotineira, nas ocorrências policiais do município.
Durante a formatura de 85 novos policiais militares em Picos. O comandante do 4º BPM, Edwaldo Viana, falou sobre a incidência dos crimes.
“Nessas últimas duas semanas, passamos por semanas atípicas, onde as pessoas começaram a pensar em uma violência desenfreada, o que não é verdade”, explicou Viana.
Ainda de acordo com o comandante na próxima terça-feira, 02, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar, o Canil, e outros grupos operacionais também irão compor o reforço policial no município. “Iremos realizar operações de segunda a segunda, vamos fechar Picos”, complementou.
O comandante geral da Polícia Militar do Estado do Piauí, coronel Carlos Augusto, também participou da formatura dos novos policiais e afirmou que os formados irão atuar no interior do Estado.
“Deveremos estar aqui nos próximos dias, onde traremos nossas equipes especializadas. Desde que assumimos o comando da PM estamos fortalecendo a atividade de polícia no interior do Estado”, disse o coronel.PICOS40GRAUS

HOMENAGEM - Advogada Picoense é homenageada no Ceará


A advogada picoense Mayara Bernardes Antero será homenageada hoje (29) pela Câmara Municipal de Iguatú (CE). A solenidade será realizada  ás 18h no Auditório Multi  Institucional Humberto Teixeira, para outorga de Titulo de Cidadã Iguatuense, aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Familiares e amigos da homenageada, autoridades políticas, empresariais e comunitárias acompanharão a solenidade, que contará com a presença do presidente da Casa, Vereador Rubenildo Cadeira de Oliveira.


Mayara Bernardes Antero nasceu em 14 de abril de 1986, em Picos. Filha de João Antero da Silva Filho e Maria Helenice Bernardes Antero da Silva. Tem como irmãs as jovens Marianna Bernardes Antero e Mariana Bernardes Antero.
Teve sua infância na cidade de Picos, em 1999 mudou-se para a cidade do Crato. Cursou Engenharia de Produção, mas em 2005 realizou seu sonho, ingressando no Curso de Direito da URCA- Campus Iguatu. Nesse mesmo ano, fixou residência em Iguatu, de onde não saiu mais.
Durante a graduação , conheceu Jhonatan Alves Moreira Filgueira (Iguatuense) com quem namorou e , posteriormente, no ano de 2011 casou-se. Dessa união, nasceu a pequena Ana Beatriz, que ora alegra a vida do casal.
No inicio de 2011, começou a advogar como sócia proprietária do escritório Antero & Lopes Advogadas , atuando na área Civil e Trabalhista.
Desde 2012, juntamente com a Drª Wanessa Lopes é Assessora Jurídica do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais  de Iguatu, local que tem servido de grande crescimento pessoal e profissional para a homenageada.
Especializou-se em Direito Trabalhista e Previdenciário na Urca. Adotou a cidade do Iguatu como sua cidade afetiva e pretende continuar na terra da “AGUA BOA”, dando prosseguimento a seus sonhos e objetivos.
O autor do projeto foi o vereador Dr Ronald Bezerra.
O município de Picos possui atualmente 49.001 eleitores aptos a votar nas eleições municipais  deste ano. A informação foi repassada pelo chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral da Comarca de Picos, bacharel Luís Borges. Na comparação com 2012 houve um acréscimo de 5.661 novos eleitores. Naquele ano eram 43.340 os eleitores habilitados para o voto.
 
Chefe de Cartório da 10ª Zona Eleitoral da Comarca de Picos, bacharel Luís Borges afirma que o quociente eleitoral subiu em 2016
Embora o Tribunal Superior Eleitoral não tenha liberado no seu portal o quantitativo de votos das mulheres para 2016, sabe-se que em 2012 o contingente feminino era de 53,56% do total de eleitores aptos ao exercício do voto.

De acordo com o bacharel Luís Borges, em números absolutos o quociente eleitoral para o preenchimento das 15 vagas de vereador, existentes na Câmara Municipal de Picos, será de 3.266 votos. Em tese será esse o número de votos que cada partido – Caso dispute a eleição com  “chapa pura” – terá que alcançar para eleger um vereador.

Esse número é o mesmo que uma coligação – aliança de vários partidos na chapa proporcional, ou seja, para vereador – necessitará atingir, com a finalidade de eleger um parlamentar municipal. Em 2012 o quociente eleitoral, também em números absolutos, era de 2.889 votos.


Dirigentes do PCdoB municipal estimam que, o volume dos votos válidos – aqueles que são considerados para a formação do quociente eleitoral – ficará na casa dos 44.000 votos. Divididos por 15, resultaria num quociente de 2.933 votos, em média. O número considerado elevado pelos partidos está provocando “rearranjos” nas futuras coligações. FONTE: FOLHA PICOENSE

Edilson Alves de Carvalho é confirmado como vice do Pe. Walmir Lima

O suplente de vereador Edilson Alves de Carvalho (PTB) foi escolhido definitivamente como candidato a vice-prefeito na chapa do Pe. Walmir Lima (PT) que disputa a reeleição. A decisão foi tomada na tarde da quarta-feira, 27, após reunião na sede do Partido dos Trabalhadores, no qual estavam presentes representantes do PSL, PSB, PC do B e PTB, principais partidos que compõe a base aliada
.
Segundo o presidente do PT, Zacarias Teixeira, pesou para a escolha de Edilson Carvalho a persistência. Ao longo deste ano de 2016 outros políticos colocaram o seu nome à disposição, mas foram retirando a pretensão um a um, dentre eles o presidente da Câmara Municipal, vereador Hugo Victor (PMDB), o vereador Filomeno Portela (PSD) e o secretário de Meio Ambiente, Glauber Silva (PC do B).
Outros nomes também haviam sido sugeridos, como o do vereador Zé Luís (PTB), embora este sempre tenha se esquivado da possibilidade em suas entrevistas. Com a escolha do nome de Edilson Carvalho as especulações sobre a chapa majoritária da atual gestão chegam ao fim, embora desde o início do ano o nome do suplente de vereador já fosse dado como certo.
Incidiram para a escolha de Edilson Carvalho ainda o peso político do ex-prefeito José Neri de Sousa e do secretário de Turismo, Icemar Lavor Neri, o Nerinho (PTB), que desde 2015 declaravam não abrir mão da vaga de vice.
Coligações
Apesar do consenso em torno do nome de Edilson Carvalho, a pré-candidatura do Pe. Walmir Lima ainda não navega em um mar de tranquilidade. Não se chegou a uma definição quanto as coligações partidárias, importantes para a formação de uma base na Câmara Municipal e pelo número de vereadores que cada partido pode fazer.
Recentemente o vereador Iata Ânderson ameaçou deixar a base de apoio do Pe. Walmir Lima caso a situação do PSB não fosse definida. Iata estava encontrando dificuldades para formar uma coligação que ajudasse o PSB a eleger vereadores. Zacarias Teixeira garantiu que esse problema foi sanado.FONTE: FOLHA ATUAL

Novos bairros de Picos recebem pavimentação asfáltica

Dando continuidade ao projeto de melhorar as condições de trafegabilidade e de mobilidade urbana, a prefeitura de Picos, está levando asfalto para o bairro Paroquial, um dos mais populosos e carentes do município. A chegada do benefício foi comemorada pelos moradores e, muitos deles saíram às calçadas para acompanhar o trabalho dos operários. Com a implantação do asfalto, as principais ruas do bairro Paroquial que antes conviviam com a lama e os buracos, agora têm uma cara nova.

O trabalho de asfaltamento do bairro Paroquial teve início nesta quinta-feira, 28, e deve prosseguir até que seja concluído o serviço em todas as ruas incluídas no projeto.
No bairro Paroquial estão sendo contempladas com asfalto às ruas Paraíba, Bahia, Piauí e João XXIII e todas elas já contam com o sistema de saneamento básico. Por mais de três décadas os moradores do bairro Paroquial sonharam com a chegada do asfalto e nesta quinta-feira, 28, puderam vibrar com o ronco das máquinas e o esforço dos operários para fazer o melhor pela comunidade.
Erguido em terrenos doados pela Igreja Católica, o bairro Paroquial, anteriormente chamado de Chão dos Padres, é formado por famílias humildes, porém, em sua grande maioria, trabalhadoras e honestas.
Pedro Ferreira, um dos primeiros moradores do bairro Paroquial, era só alegria em puder contemplar o asfalto passar em frente a sua residência, que fica situada ao lado da Igreja de São José, Padroeiro da comunidade.
Fonte: José Maria Barros/ Jornal de Picos

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Gutenberg rejeita convite e mantém pré-candidatura


O médico neurologista Gutenberg Rocha (PSDB) disse na manhã desta terça-feira (19), sobre a conjuntura política do município de Picos nos dias atais. Na ocasião, revelou que foi convidado pelo prefeito Padre Walmir Lima (PT) para aderir ao projeto de reeleição petista na Capital do Mel.

Rocha contou que se reuniu com o líder petista na última terça-feira (12) e que o encontro foi pautado por propostas de um futuro político conjunto entre eles, onde o médico desistiria de concorrer à Prefeitura de Picos para apoiar a reeleição petista. Porém, o tucano diz ter afastado a possibilidade e garante que vai manter a pré-candidatura.
“Na ocasião, ele falou em a gente somar e estar juntos na campanha. Ele até me colocou a incumbência de conversar com alguns partidos e algumas lideranças, mas eu achei por bem que isso fosse algo que tivesse que partir dele, do prefeito, o maior interessado, digamos assim. Eu não iria parar minha campanha de prefeito para fazer a campanha de um outro prefeito. Quem tem que fazer a campanha dele é ele, eu tenho que fazer a minha”, comenta.
Rocha diz que a conversa foi amigável e faz elogios à postura do gestor, no entanto, avalia que o prefeito é mal assessorado politicamente.
“Foi uma conversa muito boa, muito amigável. Sem dúvida [ele] é um homem honesto, é um homem que tem boa vontade, mas uma pessoa ainda mal assessorada na política. E tem determinados setores que não estão funcionando. Determinados cargos que não tem aquela pessoa ideal para que possa alavancar a administração e a campanha”, pontua.
O pré-candidato tucano revela que conversou ainda com o grupo do empresário e ex-prefeito Gil Paraibano (PP), que também está em pré-campanha pela Prefeitura de Picos. Segundo ele, o diálogo com os progressistas foi breve e superficial, resultando no desejo de não se alinhar a nenhum dos adversários citados.
“A nossa intenção é dar uma opção às pessoas, para não ficarem na mesma coisa da polaridade de um ou outro, um ou outro. E você ter alternativa de mudança, de renovação, para que as pessoas possam votar em outubro”, frisa.
Vice
Quando o assunto é a escolha do vice, Gutenberg Rocha segue a linha de outros pré-candidatos e diz que ainda não há um entendimento para a escolha do seu companheiro de chapa.
Mas, segundo ele, o engenheiro tucano Carluis Barros é o mais citado pelo grupo que apoia a pré-candidatura tucana. “Por sua experiência, por seu preparo, pelo seu conhecimento político. Carluis já tem uma história política”, explica.
Além de Barros, também estão no páreo pela indicação Rogério Veloso e o advogado Alcides Bezerra. “Quem vai decidir é o grupo. Vamos sentar e chegar a um consenso”, garante Gutenberg.
Coligação
O PSDB de Picos deve marchar unido com o PPL e o PTC para as eleições de outubro. A convenção do partido, ainda sem data definida, deve homologar uma chapa majoritária e até 30 candidatos à Câmara Municipal.
Fonte: Grande Picos

segunda-feira, 18 de julho de 2016

A coordenadoria dos Direitos da mulher, realizará 1° marcha picoense pelo fim da cultura do estupro



A coordenadoria dos Direitos da mulher – CDM Picos/PI e o Coletivo Feminista GracIones em conjunto com a Secretaria de trabalho e ação social - SENTAS, a União das Mulheres Picoenses - UMP, o Conselho da mulher - CMULHER o Sindicato dos servidores municipais - SINDSERM, a Coordenadoria de Direitos Humanos e os DCE’S 9 de novembro (UESPI) e 20 de junho (UFPI) convidam as organizações e sociedade civil em geral para construir e participar da I Marcha pelo fim da cultura do estupro, uma ação em prol do despertar da consciência dos cidadãos acerca das violências que vitimam as mulheres na realidade picoense. A marcha terá lugar no dia 30 de julho, com concentração em frente ao fórum, às 07:30hrs, seguida de uma caminhada até a praça Félix Pacheco onde será realizado um ato público.
ASCOM

Universitária morre após sofrer acidente em Sussuapara

Roberta Santos (Foto: Arquivo Pessoal)
Um trágico acidente ocorrido na PI 238, em Sussuapara, na manhã desta segunda-feira, 18, tirou a vida da Jovem Roberta Santos. A mesma seguia de Picos para Bocaina em uma motocicleta Yamaha de cor vermelha.
A jovem, que seguia para Picos, foi colhida por um veículo Corsa Sedan que invadiu a preferencial. De acordo com o comandante do GPM de Sussuapara, sargento Fontes, o acidente ocorrido em frente à entrada para o povoado Santa Luzia.
“Ela vinha no sentido correto, o veículo foi quem entrou na preferência dela. Após a colisão ela chegou a ser socorrida, porém, já chegou no hospital sem vida”.
Ainda de acordo com o sargento Fontes, o veículo era conduzido pelo ex-vereador da cidade de Bocaina, Miguel João de Sousa, que prestou socorro a vítima e permaneceu no local do acidente. Além disso, a vítima não usava capacete de segurança no momento do aciente.
Roberta, tinha aproximadamente 22 anos, era filha de Gilvana Lucilia e Alcimar Pereira e era estudante de Fisioterapia, atualmente sua família estava morando na Comunidade Vila Criôla, em Bocaina.
Picos40graus

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Rodrigo Maia eleito novo presidente da Câmara

Rodrigo Maia derrota Rodrigo Rosso e se elege presidente da Câmara dos Deputados.

Numa disputa decidida em 2º turno, Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara para ocupar um mandato-tampão de seis meses, até 31 de janeiro de 2017. Maia teve 285 votos, contra 170 de Rogério Rosso (PSD-DF). Houve ainda 5 votos em branco entre os 460 deputados presentes.
 
A eleição foi precipitada pela renúncia ao cargo de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado há dois meses do mandato por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal)Nesse período, a Câmara vinha sendo comandada pelo vice-presidenteWaldir Maranhão (PP-MA).
 
Após a divulgação do resultado, parte dos deputados puxou um coro de "Fora, Cunha". Maia tentou angariar votos com o argumento de que seria o contraponto ao candidato preferido pelo centrão, Rogério Rosso, apontado como próximo a Cunha. Rosso tem rejeitado o rótulo e diz manter apenas uma relação "respeitosa" com Cunha.
No primeiro turno, Maia teve 120 votos contra 106 de Rosso. O terceiro colocado foi o ex-ministro Marcelo Castro (PMDB-PI), com 70 votos.
 
Ao discursar após a vitória, Maia chegou a se emocionar ao se lembrar da família. "Vamos partir de amanhã tentar governar com simplicidade. Nós temos muito trabalho a fazer, nós temos que pacificar esse plenário. Nós temos uma pauta do governo para discutir, mas também uma pauta da sociedade, que é também muito importante."
 
Antes, ao discursar antes do segundo turno, Maia já havia dado um tom emocional à sua fala. Ele lembrou que, quando era adolescente, acompanhava as discussões da Assembleia Constituinte, nos anos 1980. Maia citou como exemplo de deputados constituintes, incluindo até o petista José Genoino, condenado no processo de mensalão, os tucanos José Serra e Mário Covas, o peemedebista Ulysses Guimarães e seu pai, Cesar Maia. O PT é adversário histórico do DEM, partido de Maia.
 
"Só de chegar aqui para mim já é uma grande vitória. Nós vamos governar essa Casa juntos. Nós vamos devolver a soberania ao plenário", afirmou Maia. "Vamos trabalhar para acabar com o império dos líderes. Os líderes são fundamentais, mas não podem ser os únicos a terem a palavra."
 
Eleição

18 deputados chegaram a registrar a sua candidatura, mas quatro desistiram antes mesmo do início da eleição e retiraram os seus nomes. Após o início da sessão, Gilberto Nascimento (PSC-SP) deixou a corrida eleitoral e declarou o seu apoio a Rogério Rosso.
 
Perfil de Rodrigo Maia
 
Filho do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), Rodrigo Maia comandará a Câmara apenas até fevereiro de 2017, que é quando terminaria o mandato de Cunha. Às 0h15, o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), que exercia interinamente a presidência, declarou a vitória de Maia. 

Com o apoio oficial das bancadas de PSDB, DEM, PPS e PSB, Maia já tinha vencido Rosso no primeiro turno com uma diferença de 14 votos. No segundo turno, conseguiu angariar também o apoio de PDT, PCdoB, PR e PTN.
 

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Picos aparece entre os municípios que possuem potencial turístico econômico

Foto reprodução..

A cidade de Picos apareceu no novo Mapa do Turismo no Brasil, divulgado nesta semana, como um dos municípios do Piauí que podem ter uma atividade turística com  importância econômica para o estado. Picos possui diversos meios de hospedagem e outras atividades comercias ligadas ao turismo.
O Mapa lançado pelo Ministério do Turismo dividiu os municípios em cinco categorias de A a E. A categoria A é a mais relevante e a E possui as cidades em que turismo é inexistente como atividade econômica.
Além de Picos (categoria C), Teresina (Classificada como município categoria A), Parnaíba (categoria B), Piripiri, Luís Correa, Floriano e Corrente (Categoria C), também se enquadram nos municípios com potencial para atividade turística com importância econômica.
Os municípios foram categorizados a partir do número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, fluxo turístico doméstico, estimativa do fluxo turístico internacional.
Veja a lista das cidades piauienses com potencial turístico e suas respectivas categorias:

POLO AVENTURA E MISTÉRIO
Assunção do Piauí (E), Bom Princípio do Piauí (E), Boqueirão do Piauí (E), Brasileira (D), Buriti dos Montes (E), Capitão de Campos, (E), Caraúbas do Piauí (E), Castelo do Piauí (D), Cocal (D), Cocal de Telha (E), Cocal dos Alves (E), Domingos Mourão (D), Jatobá do Piauí (E), Juazeiro do Piauí (D), Lagoa de São Francisco (E), Milton Brandão (E), Pedro II (D), Pimenteiras (D), Piracuruca (D), Piripiri (C), São João da Fronteira (D), São João da Serra (E), São José do Divino (E), São Miguel do Tapuio (D), Sigefredo Pacheco (E).

POLO COSTA DELTA
Buriti dos Lopes (D), Cajueiro da Praia (D), Ilha Grande (E), Luís Correia (C), Parnaíba (B).

POLO DAS ÁGUAS
Barras Polo das Águas (D), Batalha (D), Boa Hora (E), Cabeceiras do Piauí (E), Campo Largo do Piauí (D), Caxingó (E), Esperantina (D), Joaquim Pires (E), Joca Marques (E), Luzilândia (D), Madeiro (E), Matias Olímpio (E), Morro do Chapéu do Piauí (E), Murici dos Portelas (E), Nossa Senhora dos Remédios (E), Porto (E), São João do Arraial (E).

POLO DAS NASCENTES
Baixa Grande do Ribeiro (D), Barreiras do Piauí (E), Bom Jesus (D), Colônia do Gurguéia (D), Corrente (C), Cristalândia do Piauí (E), Cristino Castro (D), Currais (E), Gilbués (D), Monte Alegre do Piauí (D), Palmeira do Piauí (E), Parnaguá (E), Redenção do Gurguéia (D), Riacho Frio (E), Santa Filomena (D), Santa Luz (D), São Gonçalo do Gurguéia (E), Sebastião Barros (E).

POLO DAS ORIGENS
Anísio de Abreu (D), Bonfim do Piauí (E), Brejo do Piauí (E), Campo Alegre do Fidalgo (D), Canto do Buriti (D), Caracol (E), Coronel José Dias (E), Dirceu Arcoverde (D), Dom Inocêncio (E), Fartura do Piauí (E), Guaribas (E), João Costa (E), Jurema (E), São Braz do Piauí (D), São João do Piauí (D), São Lourenço do Piauí (E), São Raimundo Nonato (D), Tamboril do Piauí (E), Várzea Branca (E).

POLO HISTÓRICO-CULTURAL
Amarante (D), Arraial (D), Barra d'Alcântara (E), Bocaina (E), Cajazeiras do Piauí (E), Dom Expedito Lopes (E), Floriano (C), Francisco Ayres (E), Guadalupe (D), Ipiranga do Piauí (D), Jerumenha (D), Nazaré do Piauí (E), Novo Oriente do Piauí (E), Oeiras (D), Picos Polo (C), Regeneração (D), Santa Rosa do Piauí (E), Santana do Piauí (E), São João da Varjota (E), Tanque do Piauí (E), Valença do Piauí (D),Várzea Grande (E).

POLO TERESINA
Água Branca (D), Alto Longá (D), Altos (D), Barro Duro (D), Beneditinos (D), Campo Maior (C), Coivaras (D), Curralinhos (E), Demerval Lobão (E), José de Freitas (D), Lagoa Alegre (D), Lagoa do Piauí (E), Miguel Alves (D), Miguel Leão (E), Monsenhor Gil (D), Nossa Senhora de Nazaré (E), Novo Santo Antônio (E), Pau d'Arco do Piauí (E), Santa Cruz dos Milagres (D), Teresina (A), União (D). Portalopovo

PTB recua e já aceita fazer coligação com PSfoto José Maria Barros

José Néri de Sousa (PTB) e Cláudio Galeno de Araújo (PSD). Foto Jose Maria Barros

Depois de anunciar que não faria coligação proporcional com o Partido Social Democrático (PSD), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) recuou. Em reunião realizada ontem à noite, 11, lideranças das duas siglas chegaram a um consenso e decidiram previamente que PTB e PSD devem disputar as eleições municipais de Picos em uma mesma aliança.
 
A reunião foi realizada na sede do PT e contou com a presença dos presidentes ou representantes dos partidos que integram a base de apoio ao prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT). A ausência mais sentida foi a do presidente do PSB, vereador Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho.
 
Representando o PTB marcou presença o ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa, enquanto o PSD foi representado pelo presidente do diretório municipal, Cláudio Galeno de Araújo, irmão do empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho. O prefeito Padre Walmir passou pelo encontro, mas demorou pouco e saiu.
 
Decisão
 
Um dos participantes do encontro disse ao GP1 que as conversas em torno das coligações proporcionais ficaram bem adiantadas. Segundo ele, a proposta de maior consenso é que sejam feitas duas coligações proporcionais para apoiar a reeleição do Padre Walmir (PT).
 
Uma das coligações seria composta pelos partidos do PTB, PSD, PMDB, PT, PTN, DEM e PMN. Essa coligação conta com seis vereadores candidatos à reeleição. O presidente da Câmara, Hugo Victor (PMDB); José Luís de Carvalho (PTB), Filomeno Portela, Simão Carvalho e Evandro Reis (PSD) e Wellington Dantas (PT)
 
A outra coligação seria formada pelos partidos do PSL, PDT, PCdoB, PTC, PSC e provavelmente o PSB. Nela existem dois vereadores que concorrerão à reeleição. José Arimateia Luz, o Maté (PSL) e Iata Rodrigues (PSB).
 
Antes das convenções que homologarão as candidaturas de prefeito, vice-prefeito e vereador, os partidos da base de apoio ao prefeito Padre Walmir (PT), ainda devem se reunir. Na pauta, as coligações proporcionais e a definição do nome do candidato a vice-prefeito. Até o momento o mais cotado é o suplente de vereador, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB).
 
A data da convenção do PT e dos partidos aliados chegou a ser anunciada para 5 de agosto. No entanto, como nesse dia acontecerá à solenidade de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, poderá ser antecipada.
           

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Municipios da região de Picos terão internet gratuita


O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Para isso, atua na construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; na disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras; na capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede; e na oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Em 2013, o “Cidades Digitais” foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, selecionando 262 municípios com população de até 50 mil habitantes.  A partir de 2016 o programa será reestruturado de forma que o seu financiamento ocorra somente com recursos de emendas parlamentares. “Cidade Digital é um termo que passou a ser propagado, a princípio, por pequenos municípios que implantaram, com recursos próprios, sistemas para distribuição gratuita do sinal da internet”, explicou Georgiano Neto.

A ação é gerenciada pela Secretaria de Inclusão Digital e vai contemplar os municípios de: Acauã, Alegrete do Piauí, Angical do Piauí, Arraial, Avelino Lopes, Baixa Grande do Ribeiro, Betânia do Piauí, Caxingó, Conceição do Canindé, Francisco Macêdo, Itainópolis, Marcos Parente, Monsenhor Gil, Monsenhor Hipólito, Parnaguá, Pio IX, Regeneração e Ribeiro Gonçalves.

Fonte: Ascom

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Zacarias Teixeira vai disputar uma cadeira de vereador em Picos

Zacarias Teixeira é pré-candidato a vereador pelo PT

O presidente da executiva municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Francisco Zacarias Teixeira, deixou o cargo de Ouvidor Geral do Município no último dia 1º de julho. Ele cumpre o que determina a legislação eleitoral, tendo em vista que vai buscar uma cadeira na Câmara Municipal de Picos.
Candidato preterido pelo Padre Walmir na disputa pelo comando do PT em Picos, Zacarias Teixeira venceu a eleição derrotando José Antônio. Ele assumiu o cargo de Ouvidor Geral do Município no dia 14 de janeiro do ano passado, data em que o atual gestor tomou posse no Palácio Coelho Rodrigues.
Na sexta-feira passada, 1º de julho, o Padre Walmir assinou a portaria exonerando Zacarias Teixeira do cargo de Ouvidor Geral do Município. Cópia do documento foi publicada no Diário Oficial dos Municípios, edição da última segunda-feira, 4, página 225.
Zacarias Teixeira foi candidato a vereador de Picos nas eleições de 2012, quando obteve 152 votos, equivalente a 0,38% dos votos válidos. Ele concorreu pela coligação “Fé e Coragem para Mudar”, formada pelos partidos do PT, PTC e PCdoB, que acabou elegendo o vereador Wellington Dantas (PT).
José Maria Barros GP1 

HONRARIA - Padre Flávio Santiago e coronel Viana recebem cidadania picoense


A Câmara Municipal de Picos realizou na noite de ontem, 7, sessão solene para entrega do título de cidadania picoense a duas personalidades de diferentes áreas de atuação. Foram homenageados com a honraria o Padre Flávio de Sousa Santiago e o comandante do 4º Batalhão Policial Militar, Ten-Cel Edwaldo Viana Lima.
 
As proposições foram do vereador Wellington Dantas (PT) e subscritas pelo colega José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP), sendo aprovadas por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Picos.
 
Além de autoridades e representantes dos vários segmentos da sociedade civil organizada, a sessão solene contou com a presença de expressivo número de populares, a maioria oriunda da Paróquia do Junco, onde o Padre Flávio Santiago foi pároco por seis anos.
 
Autores dos decretos legislativos, os vereadores Wellington Dantas (PT) e Rinaldinho (PP) subiram à tribuna e justificaram a iniciativa. Segundo eles, tanto o Padre Flávio Santiago, quanto o ten-cel Viana prestaram relevantes serviços à comunidade picoense, por isso fazem jus a homenagem.
 
Agradecimentos
 
O ten-cel Viana agradeceu ao vereador Wellington Dantas (PT) pela iniciativa e a Câmara Municipal de Picos por ter aprovado o projeto. Disse que já se sentia um picoense e agora de fato assumia essa condição com muita alegria.
 
Já o Padre Flávio Santiago disse que o sentimento presente em seu coração era o de contentamento, traduzidos em duas coisas ao mesmo tempo. Primeiro pelo reconhecimento dos vereadores ao trabalho que fez enquanto sacerdote católico na cidade de Picos. E segundo porque esse trabalho realizado está de acordo com aqueles valores que Jesus Cristo viveu, testemunhou e ensinou no seu Evangelho.
 
“Então, significa para mim a confirmação do trabalho enquanto padre na Paróquia do Junco, mas também o esforço de ser cidadão, de tornar a comunidade que me foi confiada e também a cidade, um lugar mais humano” – ressaltou Padre Flávio Santiago.
 
Perfil
 
O Padre Flávio de Sousa Santiago é natural da cidade de Picuí, na Paraíba, onde nasceu no dia 25 de setembro de 1965. Ele chegou a Picos na década de 70, acompanhando o seu pai que trabalhava no 3º Batalhão de Engenharia de Construção.
 
Já o ten-cel Edwaldo Viana Lima é natural de Timon-Maranhão e, desde o dia 18 de fevereiro deste ano exerce o cargo de comandante do 4º BPM, com sede em Picos.

Fonte:Jornal de Picos