Foram duas sessões extraordinárias para discussão e votação da matéria que foi aprovada com 09 votos a favor e 04 contra.
A Câmara Municipal de Picos votou na manhã desta quinta-feira, 23, o projeto de lei que trata da reforma administrativa proposta pelo prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT). Foram duas sessões extraordinárias para discussão e votação da matéria que foi aprovada 09 votos a favor e 04 contra.
O projeto que altera a Lei 2.474/13, que dispõe sobre a organização administrativa do Poder Executivo Municipal de Picos chegou no início da tarde de terça-feira, 21, à Câmara de Vereadores com pedido de urgência. A matéria seguiu direto para as comissões técnicas da casa para ser avaliada e votada amanhã, 23 de julho.
Na tarde desta quarta-feira, no gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Picos, os vereadores se reuniram para avaliar o projeto de lei do Executivo. Todos os 15 parlamentares foram convocados pelo presidente da casa, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), a comparecerem às sessões extraordinárias.
De acordo com o projeto de lei, fica extinta a Secretaria de Representação do Município de Picos na Capital do Estado. A atual Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura será desmembrada e no lugar dela criadas a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Esportes e Lazer.
A Secretaria de Cultura passa a contar com as coordenadorias De Cultura, De Projetos, De Eventos, De Telecentro e De Biblioteca. Já a Secretaria de Esportes, que será comandada pelo vereador José de Arimateia Luz, o Maté (PSL), contará com as coordenadorias De Esporte Amador, De Lazer, De Eventos e De Projetos.
O projeto de reforma administrativa proposto pelo Padre Walmir cria ainda a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana. A pasta contará com as coordenadorias De Mobilidade Urbana, De Trânsito e De Transporte.
O atual Coordenador do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), suplente de vereador Manoel Vieira de Barros Lima (PMDB) deverá assumir a nova Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana.
Em sua justificativa aos vereadores, o Padre Walmir alega que tais alterações visam tão somente reorganizar a estrutura da Administração Pública Municipal.
“Cumpre ressaltar que as novas secretarias passarão a fomentar ações específicas de cada atividade, uma vez que separadas possuem uma maior facilidade em conveniar com as demais esferas governamentais” – destaca o prefeito de Picos, Padre Walmir.
Além da criação de duas secretarias e da extinção de uma, o projeto de lei cria ainda as coordenações de combate às drogas, do idoso, da igualdade racial e étnica e da pessoa com deficiência, dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Fonte: José Maria Barrros