terça-feira, 31 de março de 2015

Audiência pública discute LDO 2016

   
                    
Com a presença dos secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e a sociedade em geral, foi realizada na manhã desta terça-feira (31), no plenário da Câmara Municipal de Picos, uma Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2016.
A Ação foi promovida pela Prefeitura de Picos, através da Secretária de Planejamento, Orçamento e Avaliação. Durante a Audiência, os secretários, vereadores e o público presente apresentaram suas propostas e demandas que serão transformadas em lei e posteriormente executadas.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Oneide Rocha, explica que em um primeiro momento foram mostradas as ações da Prefeitura que estão sendo realizadas e as propostas da população que estão em um processo de aprovação.
“Também escutamos as demandas da população. Quais as sugestões, quais as propostas e quais as necessidades que a população apresenta para serem inseridas na Lei de Diretrizes Orçamentária, porque nela consta os programas, as ações e as atividades que serão realizadas por todas as secretarias e coordenadorias da administração municipal para 2016”, explicou Oneide.

Oneide informou ainda que a Lei serve de base pra elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), cujo processo de elaboração inicia no mês de julho e no mês de agosto será realizada outra audiência para discutir o orçamento para 2016.


segunda-feira, 16 de março de 2015

SEME discute elaboração do Plano Municipal de Educação



A educação de Picos vive um momento de grande importância, a elaboração do Plano Municipal de Educação, PME, para o decênio 2015-2025. O documento tem por objetivo estabelecer diretrizes e metas a curto, médio e longo prazo para o ensino no município.

Como intuito de nortear esse trabalho, professores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (Seme) participaram, durante dois dias, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte), de formação para elaborar o plano. O encontro realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), contou ainda com a participação de representantes de municípios da região.      

Segundo o técnico da Seduc, Patrick Soares, o Plano Municipal de Educação trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). “O PME abrange não somente a educação na rede municipal de ensino, mas deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no município. O plano deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município”, explicou o técnico.

A supervisora de ensino da Seme, Roseli Luz, a formação foi bastante proveitosa, pois, esclareceu dúvidas da equipe que coordenará o PME. “A partir de agora iremos traçar metas que beneficiarão a educação em nosso município. Estratégias pedagógicas que objetivam aperfeiçoar cada vez mais a qualidade do ensino, isso envolve 20 metas que vão desde a educação infantil ate o ensino profissionalizante”.

- Temos uma equipe técnica que já início o trabalho de levantamento de dados para a elaboração do diagnóstico e, contamos com a participação da sociedade neste momento tão importante para a Educação de Picos.  Sabemos que a partir do momento em que o Plano Nacional de Educação começa a valer, todos os planos estaduais e municipais de Educação devem ser criados de acordo com as diretrizes e metas estabelecidas pelo PNE para conseguirmos benefícios federais- ressaltou o secretário municipal de educação, Pe. Walmir Lima.




sexta-feira, 13 de março de 2015

JAICÓS: Moradores se revoltam e religam poço na Localidade Flamengo‏


Os moradores da Comunidade Flamengo, localidade situada há poucos quilômetros da sede do município de Jaicós, numa atitude de revolta pelo descaso que vêm sofrendo, resolveram quebrar o cadeado e religar por conta própria o poço tubular que abastecia as famílias que residem no local.

Na manhã desta sexta-feira (13) vários moradores se reuniram em frente ao terreno onde está localizado o poço e decidiram agir para não passarem mais sede. De acordo com eles, faz pelo menos 16 dias que a secretaria municipal de agricultura desligou o poço e colocou cadeado na casa onde fica a bomba.
O senhor Antonio Benedito Bispo, conhecido como Dadá e morador da localidade, informou à nossa reportagem que as famílias só não estão passando sede, porque pegam água de outro poço particular nas proximidades, pertencente aos familiares do senhor Adolfo, que sensibilizados com a situação disponibilizaram a água para os vizinhos.

O conflito entre Secretaria e moradores teve início quando as famílias que residem na localidade foram informadas que teriam que arcar com a manutenção do poço, como também com o pagamento da pessoa responsável por ligar e desligar o referido poço. “O que existe aqui é um descaso e um grande desrespeito com as pessoas mais pobres, pois sempre procuramos nossos direitos e nunca encontramos”, relatou o morador Luís, que informou também que a maioria das famílias da Localidade sobrevive com o cartão cidadão: “Como é que com uma renda de duzentos reais, temos condições de pagar pela água que consumimos do poço?”, disse.
Para Adolfo Teixeira Reis, um dos proprietários do poço que atualmente abastece essas famílias, isso tudo é uma grande covardia, pois o povo passando sede sendo que tem um poço parado na região. “Hoje em dia, com a falta de água no município nem dos moradores da cidade a água está sendo cobrada, e a Prefeitura querendo colocar relógio na casa dessas pessoas aqui do Flamengo. Estão só judiando com o povo”, ressaltou.
De acordo com informações obtidas no local, cerca de trinta famílias dependem desse poço para as necessidades básicas e os mesmos alegam não terem condições de arcar com essas despesas. O Senhor Cássio Fernandes explicou ainda que os moradores só decidiram quebrar o cadeado e religar o poço porque cansaram de pedir providências e não foram atendidos: “Só em Jaicós que vemos cadeado em prefeitura e em poços, deixando o povo passar sede”, finalizou!

Kléber atende Hugo Victor e leva Prefeitura Itinerante aos bairros


Atendendo requerimento do presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), o prefeito Kléber Eulálio (PMDB) deu início esta semana ao Projeto Prefeitura Itinerante. A iniciativa consiste na instalação da administração pública com toda sua estrutura de secretarias e departamentos nos bairros da cidade.

O primeiro bairro a ser contemplado com o projeto foi o Parque de Exposição. Desde a última segunda-feira, 9, que as secretarias municipais e departamentos da Prefeitura de Picos foram deslocados para a comunidade. Lá estão sendo realizados serviços nas diversas áreas, como limpeza pública e melhorias no calçamento e iluminação.

De autoria do presidente da Câmara, Hugo Victor, o requerimento solicitando a instalação do governo municipal com toda a sua estrutura mensalmente em um bairro da cidade, foi aprovado na sessão do dia 24 de abril do ano passado. Menos de um ano depois foi atendido pelo prefeito Kléber Eulálio (PMDB).

“Hoje nós parabenizamos ao prefeito Kléber Eulálio e toda a sua equipe por atenderem aos requerimentos dos vereadores, em especial um de minha autoria que institui o Projeto Prefeitura Itinerante. A iniciativa tira as secretarias e departamentos da sede e leva-os para os bairros da cidade” –explica Hugo Victor.

Segundo ele, o projeto começou pelo Parque de Exposição, mas outros bairros também serão contemplados com a iniciativa, que visa levar benefícios para as comunidades. “Várias secretarias se instalaram lá e estão levando melhorias nas diversas áreas como saúde, assistência social, infraestrutura, cultura, esporte e lazer” – anuncia Hugo Victor.


Quando o projeto for para outro bairro, a Câmara Municipal de Picos vai acompanhar e realizar a sessão ordinária no local. Segundo Hugo Victor, a intenção é abrir espaço para que os moradores possam fazer suas reivindicações diretamente aos parlamentares, que através de requerimentos oficializarão os pedidos junto à administração.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Prefeitura Itinerante: Ruas do Parque de Exposição recebem melhorias


Dando continuidade ao projeto “Prefeito Itinerante” no bairro Parque de Exposição, a Prefeitura de Picos está realizando melhorias nas ruas do bairro.
Para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Parque de Exposição, estão sendo realizados serviços de limpeza, capinação, recuperação, iluminação e sinalização nas ruas do bairro. A praça do bairro também está recebendo uma ampla reforma.
Segundo o secretário de Obras do município, Cláudio Galeno, a Prefeitura está realizando melhorias nas duas vias que dão acesso ao bairro, que estavam intrafegáveis. “Vamos fazer um bom trabalho e só vamos sair daqui quando deixarmos realmente o bairro em condições de viabilidade das pessoas trafegarem”, garante o secretário.

Galeno informou ainda que cerca de 25 pessoas estão trabalhando na recuperação das vias do bairro.
Cerca de 30 homens também estão trabalhando na limpeza nas ruas. A informação é do coordenador de Limpeza Pública do município, Fernando Vasconcelos.
Fernando acrescenta ainda que todas as ruas do bairro serão limpas com o trabalho de capinação e a retirada dos entulhos. “Estamos aqui trabalhando para deixar o bairro Parque de Exposição limpo e com certeza a população vai notar a diferença”, frisou.
Morador do bairro, o ativista social Ted Rep, disse que a iniciativa é louvável e acrescenta que ficou feliz com a ideia do projeto. “O bairro tem muitos problemas e achei legal a reforma do colégio, da praça e também a recuperação do acesso à comunidade pela avenida principal”, pontuou o morador.


O projeto iniciou na última segunda-feira (9) e seguirá até o próximo domingo, dia 15 de março, com serviços de ações sociais nas áreas da saúde e educação, assistência social, além de oficinas e feiras culturais, peças teatrais, cinema, campeonatos de diversos esportes e palestras sobre meio ambiente e educação no trânsito. O ponto de apoio do projeto está sendo na Escola Maria Gil Medeiros, antigo Caic.
Os moradores do bairro estão sendo beneficiados ainda com serviços de fiscalização ambiental; regularização de imóveis; emissão da carteira do idoso e deficiente e Central de Libras.